31 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run

Imperícia, imprudência e negligência: os vilões da corrida

Se ainda não os conheciam, confira o que significam para evitar cometer erros que te prejudiquem ao iniciar na corrida de rua.

Confira os vilões da corrida para evitar cometer erros que te prejudiquem ao iniciar no treino. (Foto: Freepik).

Você está frequentemente vendo as pessoas praticando algum tipo de atividade física e começou a pensar com mais carinho em iniciar a praticar exercícios de verdade, para valer? 

Depois de tudo que passamos nos últimos anos, em especial no que diz respeito a nossa saúde e o fortalecimento do sistema imunológico, agora não vai ter jeito, se não for pelo amor vai pela necessidade mesmo. 

Com isso, após fazer várias pesquisas, em especial no tempo que você tem disponível para se dedicar, finalmente decidiu que vai começar a correr e, quem sabe participar da São Silvestre no final do ano, porque se for para fazer, é preciso fazer direito e nada mais justo que o objetivo de correr a principal prova de rua do atletismo brasileiro. 

Com nossas dicas você irá iniciar com os pés direito e esquerdo – afinal na corrida é um pé de cada vez e aos poucos você estará sem contato com o chão. Você perceberá que à medida que for melhorando seu pace ou correndo mais rápido, você realizará um momento chamado de fase de voo, muito comum na mecânica de movimento da corrida.    

Abaixo usaremos algumas palavras muito comuns na área de segurança, ouvidas com mais frequência no trânsito. A área da educação física sempre aparece com algumas palavras da moda, a última é justamente a palavra mobilidade, também utilizada no trânsito como meio de locomoção dos carros, motos, bicicletas e que na prática esportiva é conhecida como mobilidade articular. Mas essas terminologias podem ser usadas em todas as profissões e outras áreas do conhecimento.

Para te ajudar a iniciar super bem na corrida de rua, destacamos três palavras que podem nos ajudar a entender e reconhecer o motivo pelo qual corrida não é só correr: 

O conceito de negligência, imprudência e imperícia que também podem ocorrer na corrida: 

- Publicidade -

Iniciaremos pela negligência, também conhecida como a famosa desatenção, está relacionada à omissão, isto é, não fazer o que precisa ser feito e o que é determinante. Neste caso, as precauções devidas simplesmente não são executadas. 

Assim como nas demais áreas do conhecimento, na corrida também existem os métodos e os meios para se chegar ao sucesso. Negligenciar o conhecimento adquirido por anos e anos é simplesmente ficar no barco à deriva, à mercê dos ventos. Você até pode chegar em terra firme, mas ficará sempre a sensação de que poderia chegar de forma mais tranquila e principalmente em linha reta, usando o vento a seu favor. 

No caso da imprudência, o aluno não faz o comportamento indicado (orientado) com a consciência de que essa atitude é errada. Nesse caso o aluno assume o risco e até a culpa e, por esse motivo, é considerada mais grave do que a negligência. 

Esses casos são muito comuns com os autodidatas ou alunos que gostam de ler e se manter bem informados, mas em sua grande maioria as informações vêm de fontes não confiáveis ou incompletas, sem as devidas considerações e adaptações a cada realidade, o que pode colocar em risco a sua preparação e, em alguns casos, até de alguns amigos que seguem fielmente as orientações equivocadas. 

- Publicidade -

E não é raro vê-los fazendo coisas que sabem que está errado, uma vez que deixa de fazer o que está prescrito pelo seu professor para acompanhar um amigo ou amiga em treinos nada a ver com o que está prescrito para ele. 

Outra palavra muito importante é a imperícia, que é a inabilidade técnica, teórica e/ou prática do aluno ou até mesmo do professor, para executar uma tarefa. A pessoa não tem os conhecimentos e capacitação necessários para realizar o treino ou mesmo prescrever uma planilha, mas decide fazê-la mesmo assim. 

Imagine quando essas situações se juntam, aí está formada a tempestade perfeita: a negligência, a imprudência e a imperícia são verdadeiros vilões na sua preparação rumo às principais corridas, representando prejuízos incalculáveis na sua preparação. 

Não é difícil ver até as lesões e, em alguns casos, algumas fatalidades em decorrência da soma dos fatores.
Você ficou preocupado, afinal só queria fazer uma corridinha simples, pois te disseram que era só colocar um tênis e sair com cabelos ao vento! 

Mas confira como funcionam estes vilões na prática: 

Veja abaixo alguns exemplos 


Negligência: um aluno recebe sua prescrição de treino e sua função é executá-las, respeitando a intensidade e a progressão de carga. Se ele for treinar sem seguir o que está prescrito ou usando um tênis inadequado, correndo em terreno duro e etc., estará sendo negligente, porque sabe o que deve fazer e/ou usar, mas não o faz; 

Imprudência: o aluno começa o treino fazendo tudo certo, dentro da intensidade e da pausa e, no meio do treino, decide seguir por conta própria, não respeitando as pausas nem o tempo previsto para os tiros. 

Imperícia: O aluno inicia o treino pela parte principal, sem fazer o trabalho de aquecimento por julgar que não é importante. Nesse caso, o treinador tem uma parcela de culpa caso não tenha orientado o atleta sobre a importância do aquecimento, devendo orientar e até enviar vídeos falando sobre o assunto ao atleta para capacitar os corredores sobre o tema. 

Sendo assim, já que você pretende iniciar nos treinos de corrida, não cometa estes erros que podem ser bastante prejudiciais para o seu desempenho.

- Publicidade -
plugins premium WordPress