19 de maio de 2024
- Publicidade -
ON Run

Pesquisas mostram qual é a influência dos tênis para corrida

Estudos explicam como os tênis para corrida podem influenciar no desempenho do atleta

 

Quando o assunto é a influência do tênis no desempenho e no índice de lesões do corredor, uma pesquisa liderada por Daniel Lieberman apontou que aproximadamente 75% dos corredores que usam tênis tradicionais atacam o solo em retro pé (calcanhar) e a maioria dos corredores descalços ou que utilizam tênis minimalistas atacam com meio do pé ou ante pé. 

Os corredores descalços ou de tênis minimalistas tendem a atacar de ante pé quando estão correndo em superfícies duras ou ásperas por causa do impacto, o que pode ser doloroso. Os pesquisadores consideraram que correr com tênis minimalistas ou descalços era mais eficiente que correr com tênis tradicionais. Em relação às lesões, é sugerido que correr com tênis minimalistas pode reduzir o risco de lesões por “suavizar” a aterrissagem. 

 

 

LEIA MAIS 

Conheça nova coleção de produtos para Trail Running da Mizuno

Corrida de rua: saiba como praticar o esporte com segurança

- Publicidade -

 

 

Mas, um estudo realizado em 2020 apontou que até aquela data não havia nenhum estudo comprovando a redução do índice de lesões em corredores com tênis minimalistas. Por essa razão, os autores compararam as estruturas intrínsecas do pé de corredores experientes, que utilizavam tênis minimalistas com os que utilizavam tênis tradicionais. Os resultados sugerem que correr com tênis minimalista aumentam as chances de lesões nas estruturas examinadas. 

Outro fator importante na hora de escolher o tênis para correr é a rigidez torcional do calçado. Estudos apontam que tênis com rigidez torcional lateral moderada (moderadamente flexíveis) podem ser adequados na redução do risco de lesão dos membros inferiores, já os que possuem rigidez torcional lateral mínima (pouco flexíveis), devem ser evitados para prática de corrida. Levando em consideração as citações anteriores, o principal questionamento é: vale a pena investir em um tênis que pode melhorar meu desempenho em detrimento a minha segurança? 

- Publicidade -

A ideia não é fornecer um manual para treinadores ou corredores, mas sim provocar e mostrar qual vem sendo o foco de pesquisa da ciência do esporte na atualidade. 

LEIA TAMBÉM 

Santos acerta empréstimo do volante Vinícius Zanocelo ao Fortaleza

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress