14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
ON Run

Saiba quem pode correr a São Silvestre

Professor e especialista em corrida Ronaldo Dias explica passo a passo para correr tradicional prova da capital paulista

A São Silvestre pode ser para todos, corredores, atletas, convidados pela organização e para o público em geral. É importante que os corredores estejam preparados e com os treinos em dia. Porém, segundo Ronaldo Dias, professor e especialista em corrida, existem muitos fatores que devem ser levados em consideração na hora competir a São Silvestre. 

Ronaldo destaca que o fato da prova ser no último dia do ano, época de férias e muitas festividades, os corredores devem tomar cuidado para não comprometer seus treinamentos. Quem faz acompanhamento nutricional sabe que neste período é difícil manter a dieta, fator importante para ajudar a correr cada vez melhor. 

Por isso, não negligencie as etapas iniciais dos treinos que começam lá em 1° de outubro. Assim, essas possíveis confraternizações não vão te prejudicar tanto. 

PASSO A PASSO
Para correr a São Silvestre, um dos momentos mais importantes da vida do corredor, trouxemos um breve passo a passo para te deixar bem informado: 

Passo 1: Estar em dia com os treinos para as distâncias de 5 e 10km, ou seja, ter realizado treinos e participado de corridas por pelo menos dois anos. 

Passo 2: Iniciar os treinamentos específicos para a prova no mínimo 12 semanas antes do evento. Para te ajudar, o ideal é iniciar em 1º de outubro. 

Passo 3: Efetuar a sua inscrição em novembro. Assim, você terá uma ideia de como estão os seus treinos e terá mais certeza da sua participação. Não tenha receio de adiar sua inscrição e, no caso de uma lesão ou algum contratempo, não fique chateado se precisar desistir. Afinal, fazer uma prova sem boas sequências de treino pode te desmotivar e até atrapalhar seus preparativos para a passagem de ano. 

Passo 4: Efetue a retirada do kit no primeiro dia e separe toda documentação assim que fizer a inscrição. Não deixe nada para última hora, evite estresse com os documentos e gaste energia apenas com a prova.  

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM 

Brasileiros dominam 24ª edição da Volta Internacional da Pampulha

Conheça cinco mitos do mundo fitness

- Publicidade -

Passo 5: Se possível, peça para um amigo ou até mesmo seu treinador para efetuar a retirada dos kits. Tente ir para o local da prova com uma equipe da sua região, pois isso vai te ajudar a realizar uma prova tranquila. Com isso, você ainda poderá ir descansando no ônibus, sem se preocupar com os flanelinhas ou onde estacionar o carro. 

Passo 6: No jantar e principalmente no café da manhã na véspera do dia da prova, evite novidades e se alimente apenas com o que está acostumado. Novidades podem atrapalhar sua prova. 

Passo 7: Evite usar roupas ou tênis comprados para a prova. Opte por materiais que já foram testados em seus treinos, pois já aconteceram casos de atletas que não completaram a prova porque usaram tênis novos e acabaram com bolhas no pés. 

Passo 8: Antes da largada, verifique se seu chip está fixado da maneira correta no tênis ou blusa. 

Passo 9: Siga o seu GPS, ou seja, o seu pace de treino. O início da prova tem muitas descidas, o que é um convite para dar aquela acelerada básica, que pode comprometer a parte final da prova, que conta com várias subidas. 

Passo 10: Se estiver bem, o momento de arriscar é na parte final, quando a prova sai do centro velho e vai em direção a Avenida Brigadeiro. Assim, se quebrar, você estará a poucos km do final e as chances de ficar fora do tempo previsto diminuem. 

 

LEIA MAIS 

Conta de Janja no X é hackeada

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress