Em participação no programa “Las Mañanas” da Rádio Nacional España, Miquel Iceta, Ministro da Cultura e do Desporto da Espanha, considerou a ação de Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, inaceitável e exigiu um pedido de desculpas por parte do Presidente. Isso aconteceu depois da conquista do título mundial da Espanha sobre a Inglaterra, na final da Copa do Mundo, Rubiales beijou Jenni Hermoso, uma das jogadoras de destaque na conquista do título, na boca, durante a entrega da taça.
“Considero essa atitude inaceitável. Vivemos em uma época de igualdade, direitos e respeito pelas mulheres. Todos devemos agir com sensibilidade em nossas atitudes e comportamentos. É inadequado beijar uma jogadora na boca como forma de congratulação. Pelo que observei, acredito que uma explicação seguida de um pedido de desculpas é necessário. Isso é uma atitude lógica e justa. Aqueles de nós que ocupam cargos públicos devem ser extremamente cuidadosos, pois estamos transmitindo uma mensagem à sociedade, que é a de igualdade de direitos e respeito”, comentou o ministro durante sua participação no programa de rádio.
Após a cerimônia de premiação do título mundial e a subsequente controvérsia envolvendo o beijo a Hermoso, Rubiales foi questionado sobre o incidente ainda no estádio pela rádio Marca, da Espanha, e optou por interpretar o gesto como um momento de alegria entre amigos.
“Não vamos dar atenção aos críticos e aos ignorantes, de forma séria. Foi um momento de felicidade entre dois amigos comemorando algo, não devemos nos ocupar com trivialidades. Vamos focar nas coisas positivas e não darei ouvidos aos detratores que não conseguem enxergar o contexto. Foi um gesto inofensivo. Se houver pessoas insensatas, que sigam com suas opiniões. Vamos nos concentrar naqueles que são razoáveis. Isso foi algo sem malícia e sem conotação negativa”, declarou o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.
LEIA TAMBÉM
Espanha bate a Inglaterra e leva a Copa do Mundo Feminina
Corinthians recebe apoio de outros clubes após tragédia
Por meio das redes sociais, pouco tempo depois de receber a medalha e o beijo de Luis Rubiales, Jenni Hermoso expressou seu desagrado com o ocorrido entre os dois. Horas depois, a jogadora tentou esclarecer sua perspectiva para a agência de notícias EFE, ajustando ligeiramente sua opinião.
“O beijo foi um gesto espontâneo e mútuo, motivado pela imensa alegria de vencer uma Copa do Mundo. O presidente e eu mantemos uma ótima relação, ele sempre se comportou de maneira respeitosa conosco, e o beijo foi um gesto natural de carinho e gratidão. Um gesto de amizade e agradecimento não deve ser interpretado de forma negativa. Ganhamos uma Copa do Mundo e não devemos nos desviar do que é realmente importante”, concluiu Hermoso.
LEIA MAIS