19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Esporte

Troféu de Maradona na Copa de 1986 será leiloado

Jogador argentino, um dos maiores atletas da história do futebol, foi destaque na edição que consagrou os argentinos bicampeões mundiais

Diego Maradona na copa de 1986 (Foto: Reprodução Memória Globo)

Diego Maradona, astro do futebol da Argentina, que faleceu em novembro de 2020, terá o seu troféu Bola de Ouro, da Copa do Mundo de 1986, leiloado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela casa de leilões Aguttes.

Está será a primeira vez que um item desses será leiloado. O craque foi campeão do mundo com a Argentina naquela edição. Maradona marcou cinco gols e foi eleito o melhor jogador da competição. A expectativa é que o leilão ocorra em 6 de julho e os valores ainda não foram divulgados.

O troféu carrega uma história inusitada. Após receber a premiação, o astro argentino guardou a peça no Banco della Província de Nápoles. Em 1989, no entanto, a instituição financeira foi alvo de um assalto. Além da alta soma em dinheiro, os criminosos também roubaram a Bola de Ouro de Maradona.

Anos depois, o prêmio foi encontrado novamente entre vários lotes de troféus em uma sala de leilões. A casa Aguttes investigou a procedência e autenticou a peça como legítima.

A Copa do Mundo de 1986 é lembrada, principalmente, pelos dois gols marcados pelo camisa 10 no triunfo sobre a Inglaterra, em jogo válido pelas quartas de finais da competição.

Ele abriu o marcador ao fazer um gol de mão erguendo o punho e enganando o goleiro inglês Peter Shilton. Mais tarde, o polêmico craque disse que o gol foi marcado pela “Mão de Deus.”

Depois, Maradona definiu a partida ao iniciar uma arrancada do meio-campo. Ele passou por quatro adversários, driblou o arqueiro, e sacramentou a vitória por 2 a 0.

*TEXTO COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA O ESTADO

- Publicidade -

LEIA MAIS
Enchentes no RS: até quando os times gaúchos terão jogos adiados?

- Publicidade -
plugins premium WordPress