Diego Maradona, astro do futebol da Argentina, que faleceu em novembro de 2020, terá o seu troféu Bola de Ouro, da Copa do Mundo de 1986, leiloado. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela casa de leilões Aguttes.
Está será a primeira vez que um item desses será leiloado. O craque foi campeão do mundo com a Argentina naquela edição. Maradona marcou cinco gols e foi eleito o melhor jogador da competição. A expectativa é que o leilão ocorra em 6 de julho e os valores ainda não foram divulgados.
O troféu carrega uma história inusitada. Após receber a premiação, o astro argentino guardou a peça no Banco della Província de Nápoles. Em 1989, no entanto, a instituição financeira foi alvo de um assalto. Além da alta soma em dinheiro, os criminosos também roubaram a Bola de Ouro de Maradona.
Anos depois, o prêmio foi encontrado novamente entre vários lotes de troféus em uma sala de leilões. A casa Aguttes investigou a procedência e autenticou a peça como legítima.
A Copa do Mundo de 1986 é lembrada, principalmente, pelos dois gols marcados pelo camisa 10 no triunfo sobre a Inglaterra, em jogo válido pelas quartas de finais da competição.
Ele abriu o marcador ao fazer um gol de mão erguendo o punho e enganando o goleiro inglês Peter Shilton. Mais tarde, o polêmico craque disse que o gol foi marcado pela “Mão de Deus.”
Depois, Maradona definiu a partida ao iniciar uma arrancada do meio-campo. Ele passou por quatro adversários, driblou o arqueiro, e sacramentou a vitória por 2 a 0.
*TEXTO COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA O ESTADO
LEIA MAIS
Enchentes no RS: até quando os times gaúchos terão jogos adiados?