14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

ChatGPT vai permitir buscas na internet e respostas atualizadas

Em fase de testes, o novo recurso está liberado apenas para assinantes do ChatGPT Plus; empresa também anunciou acesso a mais de 70 plugins

 

O ChatGPT ganha nova atualização em sua base de dados, um dos pontos fracos do popular sistema de inteligência artificial baseado em linguagem natural. A OpenAI revelou que a partir desta semana o chatbot tem a capacidade de realizar buscas na internet e obter informações atualizadas em tempo real.

A empresa afirmou que o ChatGPT utiliza a API de busca do Bing para obter os resultados desejados. Vale ressaltar que nem todas as páginas estão disponíveis, pois algumas publicações podem bloquear o rastreamento por robôs.

A novidade está em fase de testes e, por enquanto, disponível apenas aos assinantes do ChatGPT Plus, alimentado pelo modelo GPT-4. A versão paga custa de US$20 mensais, ou seja, quase R$100,00 na cotação atual.

Tudo indica que a OpenAI planeja disponibilizar essa atualização para todos os usuários assim que a fase de testes for concluída. 

 

LEIA TAMBÉM 
 
Google ganha ferramenta para detectar imagens criadas por IA 
 
Milhões de smartphones entram no mercado já infectados por malware 

Como funciona na prática 

- Publicidade -

Anteriormente, a plataforma fornecia respostas com base em informações obtidas durante o treinamento do modelo, cujos dados não eram atualizados desde setembro de 2021.

Por exemplo, ao perguntar qual o filme ganhou o Oscar em 2022, a resposta do ChatGPT é: “Como minha base de conhecimento foi atualizada pela última vez em setembro de 2021, não tenho informações sobre os eventos que ocorreram depois dessa data.”

Agora, quando confrontado com uma pergunta que exige uma resposta atualizada, o robô realiza uma busca na internet e resume as informações encontradas nos sites visitados.

Em um exemplo da OpenAI, um usuário pergunta como os vencedores do Oscar deste ano se comparam a outros filmes recentes em termos de bilheteria.

- Publicidade -

O ChatGPT, então, pesquisa a frase completa, acessa uma página com os filmes premiados e coleta as informações relevantes. Depois, realiza uma busca específica, e pega dados de bilheteria em outro site, obtendo os valores necessários.

Ao final, o ChatGPT fornece uma resposta em linguagem natural, as arrecadações de cada filme e comentários.

Mais de 70 plugins 

A OpenAI anunciou também que os assinantes do ChatGPT Plus terão acesso a mais de 70 plugins de empresas terceirizadas, incluindo nomes conhecidos como Expedia, Kayak e Instacart.

Os primeiros plugins do ChatGPT começaram a ser testados no fim de março por um grupo restrito de usuários. A plataforma iniciou com 11 e agora já disponibiliza mais de 70.

Os plugins oferecem aos usuários acesso a sites e serviços, elevando a capacidade do ChatGPT a executar tarefas e a acessar bases de dados especializadas. Desde consultar a previsão do tempo até efetuar reservas de voos, descobrir ofertas imperdíveis e explorar receitas culinárias, são algumas possibilidades.  

LEIA MAIS 
 

Robôs de Investimentos: PF faz operação contra crimes financeiros e confisca carros

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress