31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Google demite centenas em diversas áreas para reduzir custos

Demissões afetam unidades de assistente de voz, realidade aumentada e hardware em todo o mundo; outras empresas também fizeram cortes neste início de ano

Homem sendo demitido. (Foto: Freepik)

A Alphabet, controladora do Google, anunciou uma onda de demissões em várias áreas ao redor do mundo, na noite de quarta-feira (10), como parte de sua estratégia para conter custos operacionais.

A gigante das buscas confirmou que centenas de pessoas serão desligadas de setores estratégicos, incluindo a unidade de assistente de voz, responsável pelo Google Assistente, a equipe de realidade aumentada e o departamento de hardware, encarregado de produtos como os celulares Pixel, linha Nest (alto-falante inteligente), além de funcionários e dois executivos da Fitbit (relógio inteligente),

A Reuters publicou que funções importantes na equipe central de engenharia também estão sendo impactadas por esse processo de reorganização. De acordo com um porta-voz da empresa, a reorganização global inclui exclusão de funções, embora o número exato não tenha sido especificado.

No Brasil, de acordo com publicação no G1, o Google manteve-se em silêncio sobre o possível impacto no quadro de funcionários brasileiro, respondendo apenas que estão aguardando retorno da empresa.

VEJA TAMBÉM

Meta intensifica restrições de conteúdo para jovens no Facebook e Instagram

- Publicidade -

CES 2024: confira os destaques da maior feira de tecnologia do mundo

Onda de demissões

O ano de 2024 começou tenso na área de tecnologia. Em apenas duas semanas, seis empresas distintas anunciaram demissões.

- Publicidade -

Ontem, antes do anúncio do Google, a plataforma de streaming Twitch, propriedade da Amazon, informou o desligamento de mais de 500 colaboradores e a empresa Duolingo dispensou 10% dos prestadores de serviços.

Em janeiro de 2024, até o momento, cerca de 3.000 funcionários foram demitidos em 24 empresas tech, segundo o site de monitoramento Layoffs.fyi. Este número, entretanto, não inclui as demissões recentes na Google, Twitch e Duolingo.

Veja as empresas que demitiram em 2024, além do Google:

Duolingo: A plataforma de aprendizado de línguas dispensou 10% dos contratos com prestadores de serviços. A razão das demissões está associada ao aumento do uso diário de ferramentas de inteligência artificial (IA).

Unity: A empresa de tecnologia de games demitiu 1.800 pessoas, representando cerca de 1/4 do total de funcionários. Nos últimos dois anos, outras 1.100 pessoas foram demitidas na Unity.

Twitch: Propriedade da Amazon, a plataforma de streaming ao vivo anunciou a demissão de 500 funcionários, aproximadamente 35% da força de trabalho. O anúncio coincidiu com mudanças significativas na liderança, com a saída de executivos de alto escalão.

Amazon: Junto com o anúncio da Twitch, a Amazon informou que demitiria “várias centenas” de colaboradores nas áreas do Prime Video e do MGM Studios. Ao todo, a Amazon cortou mais de 27.000 empregos em 2023.

Humane: A startup de IA cortou 4% da sua força de trabalho, impactando aproximadamente dez colaboradores. A companhia está prestes a lançar seu primeiro produto no mercado: um pin sem tela, alimentado por IA, vendido por US$ 699, apresentado como um substituto para smartphones.

Essa sequência de demissões em massa tem sido uma constante no mercado de tecnologia desde 2022. No ano passado, 262.682 pessoas perderam seus empregos em 1.186 empresas de tecnologia.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

VEJA MAIS

BBB 24: Rodriguinho debocha de Amanda, última vencedora do reality

- Publicidade -
plugins premium WordPress