29 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Instagram pode estender tempo dos Reels para até 10 minutos

Enquanto isso, YouTube teme que shorts ameace vídeos convencionais

O Instagram pode estar trabalhando em uma atualização para os Reels que aumentará o tempo máximo dos vídeos curtos de três para até dez minutos, de acordo com informações vazadas pelo leaker Alessandro Paluzzi (leaker é o termo usado no âmbito da tecnologia para descrever pessoas que possuem informações sobre um produto ou segredo e as divulgam ao público).

Em uma imagem compartilhada por Paluzzi, o Instagram está introduzindo uma nova opção de duração para os Reels. O padrão de três minutos continuará disponível, mas agora será acompanhado pela alternativa de dez minutos. Não foram divulgadas informações sobre outras durações possíveis.

Além de aprimorar a experiência dos usuários ao permitir vídeos mais longos, essa atualização pode ser vista como uma resposta ao TikTok, concorrente direto do Instagram. O aplicativo da ByteDance recentemente implementou limites de dez minutos para suas publicações, incluindo uma opção paga de 20 minutos.

O novo recurso, se implantado, aproxima também o Instagram de concorrentes como o YouTube e pode atrair criadores que preferem o Instagram, mas eram limitados pelo tempo anteriormente.

Até o momento, a empresa não confirmou oficialmente testes ou planos para implementar essa funcionalidade. 

 

LEIA TAMBÉM 

Inteligência artificial pilota drone em teste da Força Aérea dos EUA 

- Publicidade -

Evolução da IA aumenta procura por proteção de direitos


YouTube: Shorts X vídeos convencionais

Por falar no YouTube, de acordo com o jornal Financial Times, a plataforma parece estar apreensiva em relação ao potencial do Shorts sobre o formato tradicional de vídeos.

De acordo com a reportagem, a principal questão está ligada à sua receita. O formato tradicional ainda é a principal fonte de renda da plataforma, porém, recentemente, a empresa observou uma tendência entre os criadores de conteúdo, que têm se dedicado cada vez mais à produção de vídeos mais curtos como forma de atrair o público, o que resultou na diminuição da presença de vídeos longos na plataforma.

Inicialmente, o YouTube Shorts foi concebido como um complemento ao formato tradicional de vídeos, uma tentativa do site de competir com o TikTok e o Instagram Reels.

- Publicidade -

Quanto à receita de publicidade, o YouTube tem enfrentado quedas nos últimos trimestres. Em resposta a isso, a plataforma adotou medidas para assegurar que a publicidade alcance todos os usuários gratuitos, incluindo recentes recursos que impedem o uso de bloqueadores de anúncios.

Apesar das preocupações, o Shorts provavelmente continuará a fazer parte da plataforma, visto que em agosto foram introduzidos novos recursos para estimular ainda mais a criação e o consumo de vídeos curtos. 

 

LEIA MAIS 

7 de Setembro: o que é e quando surgiu o Grito dos Excluídos?

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress