29 de fevereiro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Meta vai detectar imagens criadas por IA em suas plataformas

Etiquetas de inteligência artificial serão implementadas no aparecerão no Instagram, Facebook e Threads

Etiquetas de inteligência artificial serão implementadas no aparecerão no Instagram, Facebook e Threads (Foto: Reprodução/Divulgação)

A partir dos próximos dias, a Meta pretende rotular imagens publicadas pelos usuários no Facebook, Instagram e Threads sempre que detectar indicadores que revelem sua origem em IA.

O anúncio foi feito por Nick Clegg, responsável por assuntos internacionais da empresa, nesta terça-feira (6). A ferramenta, denominada Meta IA e lançada em dezembro, já é capaz de identificar imagens criadas por robôs.

Além disso, a Meta planeja estender essa identificação a conteúdos criados por ferramentas de outras empresas, como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock. A implementação das etiquetas ocorrerá nos próximos meses e será compatível com todos os idiomas de cada aplicativo.

LEIA TAMBÉM

Carnaval 2024: veja 5 dicas para proteger seus apps bancários

O que é a “Super-Terra” encontrada pela Nasa?

- Publicidade -

Medida visa período eleitoral

A iniciativa surge em meio ao aumento da preocupação com o uso da IA generativa para potencializar desinformação e gerar caos político, especialmente em anos eleitorais como 2024, quando quase metade da população mundial irá às urnas.

Embora a ferramenta não elimine totalmente o risco de produção de imagens falsas, Nick Clegg ressalta que certamente minimizará sua propagação dentro das limitações tecnológicas atuais.

A Meta espera que sua iniciativa encoraje outras empresas do setor a trabalhar em conjunto para desenvolver padrões comuns de identificação de imagens geradas por IA. Em meados de janeiro, a OpenAI também anunciou medidas para combater a desinformação, ressaltando seu compromisso em não permitir o uso de suas tecnologias para fins políticos.

- Publicidade -
plugins premium WordPress