A partir dos próximos dias, a Meta pretende rotular imagens publicadas pelos usuários no Facebook, Instagram e Threads sempre que detectar indicadores que revelem sua origem em IA.
O anúncio foi feito por Nick Clegg, responsável por assuntos internacionais da empresa, nesta terça-feira (6). A ferramenta, denominada Meta IA e lançada em dezembro, já é capaz de identificar imagens criadas por robôs.
Além disso, a Meta planeja estender essa identificação a conteúdos criados por ferramentas de outras empresas, como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock. A implementação das etiquetas ocorrerá nos próximos meses e será compatível com todos os idiomas de cada aplicativo.
LEIA TAMBÉM
Carnaval 2024: veja 5 dicas para proteger seus apps bancários
O que é a “Super-Terra” encontrada pela Nasa?
Medida visa período eleitoral
A iniciativa surge em meio ao aumento da preocupação com o uso da IA generativa para potencializar desinformação e gerar caos político, especialmente em anos eleitorais como 2024, quando quase metade da população mundial irá às urnas.
Embora a ferramenta não elimine totalmente o risco de produção de imagens falsas, Nick Clegg ressalta que certamente minimizará sua propagação dentro das limitações tecnológicas atuais.
A Meta espera que sua iniciativa encoraje outras empresas do setor a trabalhar em conjunto para desenvolver padrões comuns de identificação de imagens geradas por IA. Em meados de janeiro, a OpenAI também anunciou medidas para combater a desinformação, ressaltando seu compromisso em não permitir o uso de suas tecnologias para fins políticos.