19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Musk desenvolve IA “TruthGPT” para concorrer com ChatGPT

Empresário disse que o seu robô será projetado para buscar a verdade e cria empresa de inteligência artificial para cuidar do projeto

 

Após fazer uma tentativa de barrar o progresso da IA (inteligência artificial) generativa no mundo, o bilionário Elon Musk, conhecido pelas suas empresas SpaceX, Tesla e Twitter, anunciou que está trabalhando em uma nova IA. O novo projeto é chamado de TruthGPT, que em uma tradução livre seria “GPT da verdade”.

O empresário adquiriu uma grande quantidade de unidades de processamento gráfico para criar o TruthGPT, que ele afirma ser uma opção mais transparente do que as disponíveis no mercado atualmente. Uma estratégia para concorrer diretamente com as gigantes Microsoft, que está investindo muitos milhões na OpenAI, do ChatGPT, incorporando a IA em suas plataformas de buscas, e o Google que lançou seu próprio projeto, chamado Google Bard. 

VEJA TAMBÉM 
 
WhatsApp investe em novos recursos contra roubo de contas

Entenda se o ChatGPT pode ser ferramenta de cibercrimes

Resposta à OpenAI 

Musk, que já foi investidor da empresa OpenAI, revelou em uma entrevista para o Fox News que decidiu desenvolver o TruthGPT como resposta ao embate que teve com a OpenAI. O empresário ficou incomodado com o fato de a empresa não estar aberta a uma aquisição.

Essa disputa gerou um verdadeiro conflito entre ambos, com o bilionário mencionando diversas vezes que a inteligência artificial poderia interferir nas questões éticas relacionadas à tecnologia, e que o projeto deveria ser interrompido para que fosse possível compreender melhor a sua natureza.

- Publicidade -

O que se sabe até o momento sobre o TruthGPT?

Musk disse que o TruthGPT tem como principal objetivo buscar a verdade e compreender a verdadeira natureza do universo. Seria como uma alternativa necessária para evitar a destruição da humanidade, com já afirmou várias vezes em relação aos atuais chatbots.

“Acredito que esta seja a melhor parte da segurança do meu projeto, no sentido de que uma IA que se importará em entender tudo ao seu redor não será capaz de aniquilar a humanidade, porque somos uma parte interessante do universo”.

Ele compara o cuidado que a IA terá com as pessoas com o mesmo apreço que há pelos chimpanzés. Musk explica essa associação dizendo: “Nós reconhecemos que a humanidade pode caçar todos os chimpanzés se quiser e matá-los. Mas na verdade estamos felizes que eles existam, aspirando por proteger o seu habitat”.
Por outro lado, é importante lembrar que, em 2022, Musk usou essa espécie para testar o uso do Neuralink e alguns dos primatas morreram durante o processo devido ao uso de BioGlue.

- Publicidade -

Ainda não há informações sobre a data de lançamento da nova IA.

X.AI, empresa de inteligência artificial de Musk 

O que tudo indica é que esse novo projeto será desenvolvido pela X.AI, empresa de inteligência artificial fundada recentemente pelo empresário. Atualmente, Musk é o único diretor da empresa, e Jared Birchall, um ex-banqueiro da Morgan Stanley que administra a fortuna do bilionário, é o secretário da X.AI. A empresa foi registrada no estado de Nevada (EUA) em 9 de março.

A fundação foi semanas antes de Musk assinar a carta com mais de mil executivos e especialistas em tecnologia, pedindo uma pausa de seis meses no treinamento de sistemas de inteligência artificial.
 
LEIA MAIS 
 
Número de indígenas na universidade aumenta 374% em 10 anos

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress