2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Projeto da UFRJ combate desinformação na internet

Observatório da Indústria da Desinformação monitora operações de influência, que utilizam técnicas de desinformação

Problemas como roubo de dados, golpes, prejuízos financeiros e outros tipos de atividades têm se espalhado pela internet, trazendo consequências sérias para a vida dos internautas. Pensando nisso, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) criou o projeto Observatório da Indústria da Desinformação, que estuda o impacto da web nas relações de consumo no Brasil. 

A iniciativa foi viabilizada por um financiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo de Direitos Difusos da Secretaria Nacional do Consumidor.  

  

LEIA TAMBÉM 

Microsoft e Epic ampliam colaboração em IA para o setor de saúde 

Solte a voz! YouTube testa função de encontrar músicas cantando

O foco central do Observatório é monitorar as “operações de influência”, que utilizam técnicas de desinformação, diferentes formas de engano, fraude e manipulação dos consumidores brasileiros no ambiente online.

Além da pesquisa sobre a indústria da desinformação, o projeto também tem como objetivos criar um banco de dados com contas e páginas falsas ou fraudulentas em que os anunciantes causem prejuízos aos consumidores e propor indicadores de transparência das plataformas digitais.

- Publicidade -

*Com informações da Agência Brasil
 

 LEIA MAIS 

CPMI do 8 de janeiro aprova quebra de sigilo bancário de Zambelli e hacker

- Publicidade -

 

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress