14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Quais são as diferenças entre startups, fintechs e big techs?

Saiba quais são as características desses modelos de negócios que têm a tecnologia e a inovação como eixos centrais de suas soluções de mercado

As big techs, fintechs e startups são modelos de negócios que estão transformando o cenário global, redefinindo o panorama das relações comerciais e até a rotina das pessoas. Mas o que exatamente são essas empresas?

Confira as definições desses termos e quais as diferenças em relação às companhias tradicionais:

Startups: inovação para solução de problemas 

Uma startup é uma empresa que procura solucionar problemas ou preencher lacunas em diversas áreas, utilizando tecnologia como sua ferramenta principal para inserir novos serviços ou novas formas de atuação de um segmento.

Essas empresas variam em tipos e tamanhos, podendo se concentrar em soluções sociais, culturais, ambientais ou na venda direta de produtos e serviços para consumidores finais. Frequentemente as startups necessitam de financiamento inicial, mão de obra especializada, tempo, mercado e uma proposta inovadora.

Um exemplo é o Babbel, aplicativo de aprendizado de idiomas alemão que utiliza recursos multimídia como podcasts e reconhecimento de fala. E a Alura, escola tech brasileira com mais de 1.300 cursos e serviços voltados para escolas de ensino fundamental e médio. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

- Publicidade -

São Carlos Experience é oportunidade para bons negócios 

WhatsApp libera uso de duas contas simultâneas no mesmo celular

 

Fintechs: tecnologia financeira moderna 

- Publicidade -

O termo fintech é uma abreviação de “tecnologia financeira”. Como empresa, ele pode referir-se a qualquer programa, aplicativo ou tecnologia que oferece serviços financeiros digitais com base tecnológica.

Elas utilizam ferramentas tecnológicas, como registros de transações digitais, blockchain e inteligência artificial (IA) para simplificar e automatizar abordagens financeiras convencionais para tanto para empresas quanto para consumidores.

O Nubank é uma fintech brasileira. Conhecido como “Roxinho”, oferece diferentes serviços financeiros digitais e é hoje o 4º maior banco em número de clientes no Brasil, segundo o Ranking de Reclamações do BC (Banco Central).

PayPal, é outro exemplo. Uma das principais fintechs da história, pioneira em serviços de pagamento online. Mais um exemplo é a QuintoAndar. Fundada em 2015, essa fintech simplifica o processo de aluguel ou compra de imóveis residenciais, atuando como fiador em contratos. 

Big Techs: Gigantes da Tecnologia 

Big tech é o termo usado para descrever as empresas gigantes do setor de tecnologia, geralmente localizadas no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos e que continuam a inovar aplicando tecnologias como a IA (Inteligência Artificial), a IoT (Internet das Coisas) e o armazenamento em nuvem de maneira inteligente.

Inicialmente, as empresas envolvidas nesse grupo eram a Amazon, Apple, Facebook (Meta), Google (Alphabet) e Microsoft. No entanto, ao longo do tempo, outras empresas tecnológicas também se destacaram nesse segmento, como o Twitter (X), Samsung, Netflix, Alibaba e a Tesla. 

Diferenças entre fintech, startup, big tech e empresas tradicionais 

Em termos práticos, podemos considerar startup como a fase inicial de uma empresa que busca inovar por meio da tecnologia enquanto que os outros são de empresas consolidadas.

Tanto as big techs quanto as fintechs podem começar como startups, mas nem toda startup evolui para se tornar uma big tech ou fintech. Isso porque uma startup pode atuar em qualquer segmento e se tornarão fintech ou big tech se atuarem nos segmentos dessas empresas.

Quando se compara com modelos de negócios tradicionais, a principal diferença está na forma como essas empresas combinam tecnologia, inovação e interatividade em suas operações.

Elas aproveitam as ferramentas tecnológicas emergentes, como a internet e a inteligência artificial, para conduzir grande parte de seus processos por meio de sites ou aplicativos, oferecendo serviços digitais de maneira eficaz.
 

 

LEIA MAIS 

Lançamentos do streaming para ver no fim de semana

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress