Os termômetros devem subir consideravelmente ao redor do Brasil neste fim de semana, começando já na última sexta-feira (20). De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, há potencial para que sejam atingidas temperaturas de 45ºC ou 46ºC em algumas estações meteorológicas do país, marcas nunca antes registradas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia no Brasil).
A Baixada Cuiabana, no Mato Grosso, deve ser o principal local do país a registrar a alta nas temperaturas. “Trata-se de uma situação meteorológica extraordinária e histórica que se experimenta neste momento e tende a prosseguir no Centro-Oeste do Brasil”, afirma a MetSul.
LEIA TAMBÉM
O que é o First Mile? Entenda como funciona sistema da Abin
Bolsonaro é condenado a pagar R$ 50 mil por ataques a jornalistas
O serviço de meteorologia explica que há sobre essa região um bolsão de ar excepcionalmente quente associado a um centro de baixa pressão sobre o Norte da Argentina e o Paraguai.
Diante dessa situação extrema de calor, é muito possível que a temperatura nos próximos dias derrube o recorde nacional de temperatura máxima do Brasil de 44,8ºC. Esse registro foi feito na estação do Inmet em Nova Maringá, estado do Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020.
A onda de calor ainda se estende à Bolívia, ao Paraguai e ao Norte da Argentina. Áreas mais ao Norte de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, Sul do Amazonas e do estado do Pará também devem sentir os efeitos das altas temperaturas, em que as máximas nos próximos dias devem ficar perto ou acima de 40ºC em diferentes localidades.
LEIA MAIS
Maior e mais resistente: conheça a nova variedade de morango