O superiate Bayesian naufragou na costa italiana nesta segunda-feira (19), ao ser atingido por um tornado. Um homem morreu no acidente, segundo a Guarda Costeira da Itália, que também confirmou que seis pessoas estão desaparecidas, incluindo o bilionário britânico Mike Lynch, que seria o dono do iate. 22 pessoas estavam na embarcação, 15 foram resgatadas.
Como era o superiate que naufragou na Itália?
A embarcação foi construída em 2008 pela empresa Perini Navi, da Itália e tinha capacidade para 12 passageiros e 10 tripulantes, contando com seis suítes. Ela passou por uma reforma em 2020.
O mastro tinha 75 metros de altura, sendo o segundo mais alto do mundo e o maior feito de alumínio. O iate tinha 56 metros de comprimento e seu interior, ao estilo japonês, foi projetado pela equipe do arquiteto francês Remi Tessier.
O Bayesian tinha dois motores de 8 cilindros, alimentados a diesel, podendo navegar a 12 nós e atingir uma velocidade máxima de 15 nós, com um alcance de até 3.600 milhas náuticas. O tanque de combustível tinha capacidade para 57 mil litros, além de tanques de água doce que armazenavam 14 mil litros.
O que aconteceu?
Sobreviventes relataram que o iate navegava pela costa de Palermo, capital da Sicília, quando virou após ser atingido por um tornado. Ele tinha deixado o porto de Milazzo em 14 de agosto e foi rastreado pela última vez no domingo (19), constando como ancorado.
Todos os turistas eram do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Segundo a Guarda Costeira, a maioria dos passageiros dormia em suas cabines na hora do acidente e, por isso, apenas algumas pessoas conseguiram saltar do iate, sendo resgatadas por outra embarcação. Entre os sobreviventes está uma criança de um ano e Angela Bacares, esposa de Lynch.
O barco foi encontrado a uma profundidade de 49 metros e as autoridades locais vão investigar as causas do acidente.
Várias regiões da Itália estão sofrendo com fortes tempestades nos últimos dias, mas a ocorrência de tornados é um fenômeno raro no mar Mediterrâneo.
Qual o valor do superiate que naufragou na Itália?
De acordo com o site Nautic Link, o preço inicial da embarcação era de 35 milhões de euros, equivalente a R$ 209 milhões.
Quem é Mike Lynch?
Mike Lynch, de 59 anos, é chamado de “Bill Gates do Reino Unido”, já que é um dos principais empresários britânicos na área de tecnologia. Em junho, ele foi absolvido nos Estados Unidos das acusações de fraude relacionadas à venda de sua empresa “Autonomy” por R$ 11 bilhões, em 2011.
LEIA MAIS
Onda de calor em SP vai até quando?