A CIN (Carteira de Identidade Nacional) é um documento que tem o objetivo de substituir o atual modelo de RG, utilizando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) como cadastro único. A partir desta quinta-feira (11), todo o país começa a emitir o novo formato, porém, ele só passa a ser obrigatório em 2032. Ainda assim, a Polícia Civil orienta os cidadãos a solicitar a emissão já ao longo dos próximos meses.
Atualmente, cada estado mais o Distrito Federal tem uma numeração específica, o que será substituído pela CIN. O novo modelo vai contar com o CPF e um GR para que a identificação eletrônica seja feita tanto de forma online quanto offline. Assim, o cidadão não precisará mais ter um número de identificação além do CPF, uma vez que apenas ele será válido.
LEIA TAMBÉM
Brasil apoia denúncia da África do Sul contra Israel por genocídio
Veja como regularizar o seu CPF
De acordo com o Governo, o documento é uma forma de fortalecer a segurança e combater fraudes no Brasil. Além disso, o “novo RG” também poderá ser apresentado como documento de viagem para países do Mercosul (Mercado comum do Sul), pois está no padrão internacional, com código MRZ (Machine Readable Zone). Para outros territórios, o passaporte ainda será necessário.
COMO SOLICITAR O NOVO RG?
A CIN deve ser solicitada nos institutos de identificação, sendo que apenas após a impressão, é possível entrar no aplicativo do GOV.BR, para acessar o modelo digital. A primeira via do documento é gratuita desde que o cidadão opte pela versão em policarbonato. Em caso de perda, é preciso pagar um valor para a reemissão.
LEIA MAIS