15 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Lula será candidato em 2026?

Presidente afirmou que não é a primeira opção, mas que pode, sim, ser candidato à reeleição

Lula em entrevista para a CBN (Foto: Reprodução CBN)

Com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) inelegível e impedido de disputar a eleição presidencial de 2026, cresce a incerteza sobre quem será o nome da direita para enfrentar Lula ou o candidato apoiado por ele a campanha ao Palácio do Planalto. Alguns nomes já demonstraram interesse em representar o bolsonarismo no pleito. Confira:

  • Romeu Zema (Novo)
  • Ratinho Júnior (PSD)
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos)
  • Ronaldo Caiado (União Brasil)
  • Além de nomes da própria família Bolsonaro, como Michelle ou o filho Flávio Bolsonaro.


Com essa incerteza do lado da direita, a esquerda também se arma para a disputa. Lula, quando eleito, declarou que seria um presidente de um mandato só, descartando a possibilidade de reeleição. Mas, com o passar do mandato, o petista já passa a reconsiderar a ideia.


Lula será candidato em 2026?

Nesta terça-feira (18), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu uma entrevista à Rádio CBN onde afirmou que pode, sim, ser candidato à reeleição. O presidente se mostrou preocupado com a perda de poder do campo progressista. Antes de endossar a possibilidade, Lula destacou que há muita gente boa no governo.


Dentro de parte do eleitorado, há a defesa de uma chapa de ministros como Simone Tebet (MDB) e Fernando Haddad (PT). Ainda na análise, Lula colocou seu nome à disposição: “Se for necessário ser candidato para evitar que os trogloditas que governaram voltem a governar, pode ficar certo que meus 80 anos virarão em 40 e eu poderei ser candidato”, disse Lula.


Mas ponderou, dizendo que sua candidatura à reeleição não deve ser a primeira opção: “Não é a primeira hipótese”, disse Lula.


Dentro do PT, os militantes defendem que Lula seja candidato à reeleição. Ele é o único que une todas as alas do partido. Fernando Haddad, ministro da Fazenda, por exemplo, sofre com o derretimento de sua imagem na legenda, o que expõe uma dependência ao nome do presidente.

LEIA MAIS

Brasil registra dois terremotos em menos de 11 minutos

- Publicidade -
Compartilhe:
Leonardo Otranto, com supervisão da redação
Leonardo Otranto tem 22 anos, é nascido em Campinas e cursa jornalismo na ESAMC Campinas. Está em sua segunda passagem pelo Grupo EP, tendo adquirido experiência na central de Apuração da EPTV, no acidade on Campinas e atualmente, atua como estagiário no portal Tudo EP.
- Publicidade -
plugins premium WordPress