20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Ministro anula arquivamento de ação contra Bolsonaro na Justiça

Ministro do STF Gilmar Mendes anulou uma decisão da Justiça Federal em Brasília que apura omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro na gestão durante a pandemia

 

Nesta segunda-feira (10), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes anulou uma decisão da Justiça Federal em Brasília que arquivou um dos processos que apura a omissão do ex-presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia da covid-19.

Com a decisão, caberá à PGR (Procuradoria-Geral da República) reavaliar o processo e decidir se o caso terá novo andamento.

Além de Bolsonaro, o processo envolve o ex-ministro da Saúde e atual deputado federal Eduardo Pazuello, a ex-secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o ex-secretário de Comunicação de Bolsonaro Fabio Wajngarten entre outros ex-integrantes do governo. 

  

LEIA TAMBÉM 
 
Restituição do Imposto de Renda: veja data do terceiro lote 

Césio-137: fontes radioativas que desapareceram em Minas são encontradas em SP 

- Publicidade -

 



Parte do processo está relacionado com as investigações da CPI da Pandemia. O colegiado encerrou os trabalhos em outubro do 2021 e indiciou 80 pessoas por crimes durante a pandemia.

Após tramitar na primeira instância da Justiça, parte da investigação foi arquivada a pedido do MPF (Ministério Público Federal). Contudo, a decisão não poderia ter sido tomada porque Pazuello, que tem foro privilegiado, só pode ser julgado pelo Supremo. 

Reavaliação

- Publicidade -

A reavaliação do caso será conduzida pelo procurador-geral Augusto Aras e pela vice-procuradora-geral, Lindôra Araújo. Eles seguem no cargo até setembro deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá mantê-los ou fazer nova indicação para a PGR.

Durante o mandato de Bolsonaro, Lindôra pediu ao Supremo o arquivamento de apurações de supostos crimes atribuídos ao ex-presidente durante a pandemia.

A defesa de Bolsonaro não respondeu à reportagem da Agência Brasil. 

  

LEIA MAIS

WhatsApp: novo filtro vai separar chats pessoais e de trabalho

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress