22 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é extrema direita?

Brasil já teve e tem movimentos ligados a partidos e grupos da extrema direita; confira o que é esse fenômeno político

Extrema direita existe no Brasil e em grande parte do mundo
Extrema direita existe no Brasil e em grande parte do mundo (Foto: Reprodução/ Pixabay)

No último domingo (9), a extrema direita avançou nas eleições do Parlamento Europeu da União Europeia. Com isso, especialistas dizem que políticas de imigração, segurança e mudanças climáticas poderão ser influenciadas nos próximos anos.

O que é extrema direita?

A extrema direita é caracterizada pelo nacionalismo extremo, autoritarismo e xenofobia. Geralmente, políticos dessa vertente tendem a preservar a tradição, a identidade nacional e a ordem social hierárquica. Costuma-se também desconfiar das instituições democráticas.

Para as pesquisadoras Adriana Brito, Cristina Maria, Eliane de Cássia Rosa e Giovanna Teixeira BorriI, no artigo “A extrema-direita na atualidade”, esse movimento também está relacionado com o fascismo italiano e o nazismo alemão do último século.

LEIA TAMBÉM
Por que Emmanuel Macron convocou eleições?
Quando sai o gabarito oficial do concurso TJSC?

Fascismo no Brasil

Para as pesquisadoras, o integralismo no Brasil foi a principal vertente do fascismo no país na década de 1920. “Em 1926, Plínio Salgado, principal líder integralista, lançou seu primeiro romance: O estrangeiro, no qual já delineava um projeto político para o Brasil. Plínio teve seu pensamento político influenciado pelo fascismo italiano”, descreve o texto.

Os integralistas se aliaram ao ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas e apoiaram o golpe do “Estado Novo”. Sobretudo, após o golpe, Vargas colocou o partido na ilegalidade.

Extrema direita atualmente

Na pesquisa, as autoras explicam que, atualmente, há diversas expressões desse fenômeno político, como partidos ou grupos que praticam represálias a:

  • Imigrantes;
  • Negros;
  • Homossexuais;
  • Nortistas; e
  • Nordestinos.

LEIA MAIS
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta terça (11)

- Publicidade -
Compartilhe:
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress