Nesta quarta-feira (8), a Polícia Federal deteve duas pessoas em São Paulo, alegando que estavam planejando um ataque terrorista no Brasil. De acordo com os investigadores, os dois indivíduos retornaram recentemente do Líbano, onde se reuniram com membros do grupo muçulmano xiita Hezbollah.
Além desses dois suspeitos, outros dois indivíduos são procurados pela Interpol no Líbano, por supostamente estarem envolvidos no mesmo plano.
O QUE É HEZBOLLAH?
Na década de 1980, uma facção dos palestinos em conflito com o governo de Israel utilizava o território libanês como base. Nessa época, Israel chegou a invadir o Líbano em resposta a essa situação.
O Hezbollah emergiu no Líbano como um grupo opositor à presença israelense no país. A palavra “Hezbollah” traduz-se como “Partido de Deus” em árabe. O grupo logo se aliou ao Irã, o principal país xiita na região.
Apesar da retirada de Israel do Líbano em 2000, o Hezbollah permaneceu ativo.
Além de suas atividades militares, o Hezbollah também é reconhecido como um partido político legítimo, participando ativamente das eleições parlamentares e contando com representantes no governo.
LEIA TAMBÉM
Maconha enlatada: PM apreende droga com rótulo e tabela sobre os efeitos
Surucucu-pico-de-jaca é a maior cobra da América?
Além disso, o Hezbollah exerce controle sobre algumas regiões do território libanês. Em grande medida, é considerado um “Estado dentro do Estado”, fornecendo serviços sociais em áreas sob sua influência.
LEIA MAIS