Após as provas aplicadas no dia 18 de agosto, o CNU (Concurso Nacional Unificado) realizará uma prova de títulos para os candidatos a alguns cargos. Com o objetivo de analisar as formações e experiências dos selecionados, a convocação para a etapa acontece no dia 8 de outubro via e-mail.
O que é prova de títulos em concurso público?
Em concursos públicos, a prova de títulos consiste em uma etapa onde os candidatos aprovados nas fases anteriores devem apresentar documentos que comprovem tanto sua formação educacional quanto a experiência profissional.
No caso do CNU, o período de envio da documentação acontece entre os dias 9 e 10 de outubro.
LEIA TAMBÉM
Qual é a fortuna do Marcola do PCC?
Bolsa Família terá reajuste em 2025?
Quais documentos enviar?
Diplomas e declarações comprobatórias;
Carteira de trabalho;
Termo de posse;
Contrato de prestação;
Recibo de pagamento.
Vale lembrar que ainda que a etapa seja classificatória, ela não é eliminatória. Na verdade, a prova pode aumentar a nota, trazendo mais chances para o candidato de conquistar uma vaga.
Dependendo do órgão e do cargo da vaga, a prova de títulos pode valer 5% ou 10% do total da nota final. Com isso, um candidato com mais títulos pode ter chances de ficar na frente de quem não tem o mesmo nível de experiência ou formação, ainda que tenham tirado a mesma nota nas provas aplicadas no dia 18 de agosto.
Para saber se o cargo escolhido tem prova de títulos, o candidato deve verificar a área referente a vaga no edital do concurso.
Para a análise, serão válidos documentos que comprovem a experiência profissional ou educacional que forem emitidos por alguma autoridade ou empresa, com data de início e término do trabalho realizado.
Quando sai o resultado?
O resultado preliminar da prova de títulos está previsto para o dia 4 de novembro.
LEIA MAIS