O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, está em Genebra, na Suíça, para participar do encontro organizado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Durante uma conversa com jornalistas no país, nesta quinta-feira (13), ele falou sobre o avanço da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu. Confira:
LEIA MAIS
Qual a polêmica envolvendo Ed Motta?
Quem propôs o PL 1904? Lei equipara aborto a homicídio
O que Lula falou sobre o avanço da extrema direita na Europa?
O presidente Lula falou que este avanço representa “um problema de risco da democracia como nós a conhecemos”. Com os grupos de extrema direita tendo conquistado 18,1% das cadeiras no Parlamento Europeu, as preocupações aumentam, como ele próprio disse:
“o negacionista nega as instituições, nega aquilo que é o Parlamento, aquilo que é a Suprema Corte, aquilo que é o Poder Judiciário, aquilo que é o próprio Congresso. Ou seja, são pessoas que vivem na base da construção de mentiras”.
Luiz Inácio Lula da Silva
Junto da situação de perigo, disse o brasileiro, vem um alerta para que “as pessoas que respeitam a democracia têm que brigar para que a democracia prevaleça na Europa, na América do Sul, na América Latina, na Ásia e em todos os lugares”.
LEIA TAMBÉM