13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Primeiro avião de resgate parte de Tel Aviv com 211 brasileiros

Itamaraty está priorizando o traslado de cidadãos que residem no Brasil e estavam na região do conflito sem passagem de volta para o país

 

 

O primeiro dos seis aviões que o governo federal mobilizou para resgatar brasileiros do conflito entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio decolou de Tel Aviv pouco depois das 14h (horário de Brasília) desta terça-feira (10), com 211 passageiros a bordo. 

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), a aeronave, um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, está em rota direta para Brasília e deve pousar na Base Aérea no início da madrugada de quarta-feira (11). 

Até a manhã de ontem, cerca de 2,2 mil brasileiros já haviam entrado em contato com a embaixada brasileira em Tel Aviv em busca de ajuda para deixar Israel. A maioria dessas pessoas são turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, iniciou um ataque contra o território israelense no último sábado (7).

O Ministério das Relações Exteriores informou que aproximadamente 14 mil brasileiros residem em Israel, enquanto outros 6 mil vivem na Palestina. Além disso, a região recebe muitos turistas que visitam locais considerados sagrados ou participam de eventos. Neste momento, o Itamaraty está priorizando o traslado de cidadãos que residem no Brasil e estavam na região do conflito sem passagem de volta para o Brasil.

Reação Israelense: 

Após o ataque, houve uma forte reação militar por parte de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza. As autoridades israelenses afirmam ter registrado mais de 900 mortes e 2.700 feridos desde o início da ofensiva do Hamas, que, por sua vez, relata 680 palestinos mortos e 3.700 feridos devido à contraofensiva israelense. Esses números estão sendo atualizados constantemente.

- Publicidade -

Atletas Profissionais de Tênis em Cadeira de Rodas: 

Os atletas profissionais de tênis em cadeira de rodas Leandro Pena, Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues chegaram a Tel Aviv na manhã de sábado, poucas horas após o início do conflito com o Hamas. Eles planejavam participar do Israel Open, uma das etapas do Circuito Uniqlo Wheelchair Tennis Tour, que ocorreria de hoje (9) a sexta-feira (13).

Surpreendidos pela escalada da violência na região, os três atletas nem sequer tiveram a chance de deixar o aeroporto de Tel Aviv, onde passaram a noite junto com milhares de pessoas que tentavam sair de Israel. Somente ontem (8) eles conseguiram lugares em um voo para Bangcoc, na Tailândia, de onde devem retornar ao Brasil.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, Daniel Rodrigues expressou sua alegria por finalmente embarcar: “Depois de 33 horas esperando aqui no aeroporto [de Tel Aviv], estamos aqui, dentro do avião para Bangcoc. Vamos para casa”, disse ele. 

- Publicidade -

 

LEIA TAMBÉM 

Israel corta água, comida e luz da Faixa de Gaza 

Israel intensifica ataques ao Hamas na Faixa de Gaza

Informações de Contato: 

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está disponibilizando um formulário em seu site para que interessados possam se inscrever nos voos de repatriação.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, está em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e está implementando um plano de evacuação desses cidadãos da região em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo, devido à deterioração das condições de segurança na área.

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress