13 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Qual barragem pode desmoronar no RS?

Moradores de São Francisco de Paula (RS) foram instruídos a evacuar entorno de barragem que corre o risco de desmoronar

Moradores de São Francisco de Paula foram instruídos a evacuar entorno de barragem que corre o risco de desmoronar. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Na noite desta segunda-feira (13), a prefeitura de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, emitiu um alerta para que os moradores evacuem o entorno de uma barragem na região. De acordo com a cidade, o local corre o risco de sofrer com deslizamentos que podem atingir residências em áreas costeiras. Veja a seguir qual barragem corre o risco de desmoronar no RS:

Qual barragem pode desmoronar no RS?

A UHE (Usina Hidrelétrica) Bugres/Barragem Salto está correndo o risco de desmoronar no RS. De acordo com a administração do município, um possível deslizamento de encosta junto a barragem poderia resultar em ondas nas margens do reservatório.

“Pedimos a todos os moradores do entorno da barragem que sigam as orientações de evacuação imediatamente”, alertou a prefeitura. A sugestão é que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, onde devem encontrar abrigo e assistência.

LEIA TAMBÉM

Quem é Clarinha? Veja caso que está há 24 anos sem solução

Como está Gramado? Rua desmorona após fortes chuvas

- Publicidade -

Em nota, a Defesa Civil do estado confirmou que a Barragem Salto extrapolou o nível de alerta para o de emergência, que indica “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.

O governo gaúcho ainda informou que a empresa responsável pela usina, junto a Defesa Civil, já está tomando as medidas necessárias para se certificar de que os moradores próximos às estruturas fiquem em segurança.

Além da Barragem Salto, também estão em nível de emergência outras seis barragens:

UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves
UHE Dona Francisca, em Nova Palma
PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga
Barragem Capané, em Cachoeira do Sul
Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves
Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra

- Publicidade -

LEIA MAIS

Quando começaram as inscrições para o concurso Codevasf?

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress