17 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Sudeste deve registrar aumento de chuvas nos próximos dias; veja previsão

Inmet, alerta, chuvas, Sudeste, convergência de umidade, calor, alta umidade do ar

Mudança no tempo será resultado da combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado em níveis médios e baixos da atmosfera. (Foto: Reprodução/ Freepik)

Nesta sexta-feira (12), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para ocorrência de um grande volume de chuvas nos próximos dias em algumas áreas do Sudeste, por causa da convergência de umidade sobre a região.

De acordo com o instituto, a combinação de calor, alta umidade do ar e um cavado, área alongada de baixa pressão, em níveis médios e baixos da atmosfera vai potencializar as áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas em São Paulo, Sul de Minas e Rio de Janeiro. 

A chuva forte e volumosa atingirá alguns pontos, especialmente na faixa litorânea, leste e região do Vale do Paraíba, em São Paulo; sul/sudoeste e Zona da Mata, em Minas Gerais, e no centro-sul do Rio de Janeiro.  

LEIA TAMBÉM

Cantor sertanejo é encontrado sem vida no interior de SP

Onde fica Paraibuna, onde helicóptero foi encontrado?

- Publicidade -

Segundo a previsão do Inmet, existe a possibilidade de volumes diários em torno de 100 milímetros (mm) em áreas do litoral de São Paulo e da divisa dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, de forma localizada.

A partir deste sábado (13), uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo, aumentando a convergência de umidade sobre o leste da Região Sudeste, padrão que vai se manter, pelo menos, até a próxima segunda-feira (15).

“Nos próximos cinco dias, o modelo COSMO indica totais de chuva em pontos do litoral paulista, no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, podendo ficar em torno de 200 milímetros (mm). De forma localizada, pode chover até 300 mm”, informa o Inmet.

“Vale destacar que o relevo da região, com a presença das serras do Mar e da Mantiqueira, pode reforçar a instabilidade, provocando transtornos em algumas localidades”, acrescentou.

- Publicidade -

*Com informações da Agência Brasil 

LEIA MAIS

Vídeo: repórter de filiada da Globo leva socos ao vivo

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress