14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

“Superlua dos Cervos”: entenda o fenômeno e como observar

Esta é a primeira das quatro superluas que vão ocorrer em 2023 e será a mais luminosa delas, de acordo com a The Old Farmers Almanac

A “Superlua dos Cervos” vai iluminar o céu na noite desta segunda-feira (3). De acordo com a Nasa, o fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com sua maior aproximação da Terra, ou seja, acaba parecendo maior e mais brilhante no céu.

A agência espacial norte-americana também informa que a superlua vai poder ser vista até a noite de terça-feira (4). Para observar o fenômeno, não é preciso ter algum instrumento específico, mas um binóculo ou telescópio pode ajudar a enxergar mais detalhes. Além disso, a visão ficará ainda melhor se as condições meteorológicas colaborarem e o céu não estiver com nuvens.

Não é possível perceber, a olho nu, grandes diferenças entre o tamanho de uma superlua e uma lua cheia comum. Mas, de acordo com a The Old Farmers Almanac, publicação que reúne tópicos sobre astronomia e jardinagem, esta será a mais luminosa e vai estar a 361.934 km da Terra. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Lei de igualdade salarial: veja o que muda com a nova medida 

Censo 2022: saiba o que explica a queda populacional nas capitais

- Publicidade -

POR QUE SE CHAMA SUPERLUA DOS CERVOS?

O nome Superlua dos Cervos deve-se ao fato do fenômeno astronômico coincidir com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos, como informou a agência espacial norte-americana. Apesar desta ser a mais conhecida, há outras nomenclaturas que esse fenômeno recebe:

– Lua do Trovão: nome dado por causa das frequentes tempestades típicas no início do verão do Hemisfério Norte;
– Lua do Salmão: de acordo com o Farmers Almanac, ele é dado em homenagem aos nativos do Alasca, já que há uma coincidência do fenômeno com a corrida do salmão nos rios da América do Norte;
– Lua do Feno: popular na Europa, a superlua recebe esse nome por ocorrer na mesma época de produção do feno;
– Lua Cheia do Guru: para hindus, budistas e jainistas, o evento lunar é celebrado como um momento para limpar a mente e honrar o guru ou professor espiritual. 

QUANDO É A PRÓXIMA SUPERLUA?

Esta é a primeira das quatro superluas que vão acontecer em 2023. O próximo evento lunar do tipo está marcado para o dia 1º de agosto, que vai contar com dois destes fenômenos, incluindo a lua mais próxima da Terra este ano.

- Publicidade -

Confira quais são as luas cheias que restam em 2023, de acordo com o The Old Farmers Almanac:

– 1º de agosto: Lua de Esturjão
– 30 de agosto: Lua Azul
– 29 de setembro: Lua Cheia
– 28 de outubro: Lua do Caçador
– 27 de novembro: Lua do Castor
– 26: de dezembro: Lua Fria
 

 

LEIA MAIS 

Twitter limitado: Musk muda, de novo, número de tweets que usuários podem ler por dia

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress