Vinhos produzidos na vinícola experimental da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), em Caldas, receberam quatro medalhas de ouro na competição Wines of Brazil Awards 2022. A competição contou com 2.703 vinhos inscritos de 284 vinícolas do país.
Os rótulos vencedores são: Mirante do Vale, que faturou três medalhas “Gold” na categoria “Espumante” (safras 2019, 2020 e 2021), e o Syrah Rosé Espaço Essenza, que levou o segundo ouro consecutivo na categoria “Rosé” (safra 2021).
Realizada no Rio de Janeiro, o Wines of Brazil Awards é uma das competições mais importantes do país na área, além de consagrar os melhores vinhos do Brasil, em várias categorias. Na edição de 2022, a premiação recebeu um total de 2.703 vinhos inscritos, de 284 vinícolas.
O enólogo da Epamig fala da importância do prêmio para a instituição. “Os prêmios mostram a importância dos nossos trabalhos de vinificação para produtores, e reforçam que a Epamig está no caminho certo. Nossa vinícola tem muito potencial para competir com os grandes rótulos, pois estamos desenvolvendo bebidas de alta qualidade aqui”, celebra.
LEIA TAMBÉM
Epamig oferece sementes de café de alta qualidade em Três Pontas
Epamig lança informe agropecuário sobre peixes ornamentais
Vinícola experimental.
A Vinícola Experimental da Epamig funciona há 10 anos e conta atualmente com 30 vinhos incubados, 27 de inverno e três de verão. Os pesquisadores recebem uvas dos produtores para desenvolverem bebidas com características específicas.
Segundo Lucas Amaral, explica que processo costuma levar de oito a 12 meses para cada bebida, desde o recebimento da fruta até o envase. “Fazemos no máximo cinco safras por produtor, ou seja, ele pode vinificar aqui por até cinco anos. Esse é o período necessário para que possamos avaliar a produção das uvas e mostrar o potencial do vinho para o produtor, testando os melhores insumos e montando o melhor protocolo de vinificação para ele. Dessa forma, quando ele for construir a própria vinícola, já sabe o que precisa ser feito”, complementa o enólogo.
O produtor Cláudio Homero Teixeira, do espumante Mirante do Vale que ganhou três ouros da Fazenda Recreio, localizada entre os municípios de Poços de Caldas e São Sebastião da Grama (SP), conta que foi graças à tecnologia e orientação da Epamig que sua fazenda começou na produção de vinhos. “A propriedade é de 1890, mas tinha forte tradição apenas na produção de café. Meu pai conheceu os trabalhos de vinificação da Epamig em 2015 e logo fizemos o pedido de mudas da uva Chardonnay. Agora, queremos iniciar a produção de vinhos tintos e vamos procurar a Epamig novamente”, comemora.
LEIA MAIS