2 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Elefantes asiáticos perderam 64% de seu habitat em 300 anos

Em três séculos, elefantes originários da Ásia sofreram com os impactos das atividades humanas, segundo pesquisa

  

Os elefantes da Ásia perderam mais de 64% de seus habitats originais desde 1700, segundo um estudo publicado na revista Scientific Reports. Essa porcentagem representa aproximadamente 3,3 milhões de quilômetros quadrados – equivalente a 462 campos de futebol. 

De acordo com os pesquisadores, o declínio das áreas de terra podem ser explicadas pela exploração humana desses territórios que tiveram origem na era colonial. O estudo mostrou que, em 1700, por exemplo, a área utilizada pelas espécies de elefantes na Ásia era de 100% em 100 km, mas o número despencou para 48,6% em 2015, devido à expansão de atividades agrícolas na região. 

VEJA TAMBÉM 

Saiba como a chegada de um bebê pode afetar a vida do seu pet

Instituto Luisa Mell muda nome para “Caramelo” e revela que famosa nunca colaborou

CHINA LIDERA O RANKING 

- Publicidade -

O estudo considerou 13 países entre os anos 850 e 2015. Entre a China, Índia, Bangladesh, Tailândia, Vietnã e Sumatra, a região chinesa foi a que mais representou declínio, com cerca de 94% do habitat perdido, seguida pela Índia, com 86%. 

Os pesquisadores afirmam que os resultados podem ser explicados pelo uso recorrente dessas regiões para as atividades agrícolas. Outra hipótese levantada é a mudança climática, que afetou consideravelmente o planeta e diversas espécies de plantas e animais no último século. 

LEIA MAIS 

Plano Safra: Ministério da Agricultura destina R$ 200 milhões

- Publicidade -
Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress