14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Posso levar meu cachorro para pular Carnaval? Veja como curtir a folia com segurança

Cuidados com aglomeração, calor e vacinação são indispensáveis para aproveitar a festa com o seu pet

Dá para incluir os cães no Carnaval de forma segura, desde que algumas medidas sejam tomadas para que o seu amigo não fique desconfortável

O Carnaval está chegando e é o momento perfeito para pular e se divertir muito pelos blocos de rua e seguir a marcha dos trios elétricos. Mas, para quem é tutor e quer curtir o carnaval com cãozinho, será que é uma boa ideia? 

Como todo bom folião já sabe, o feriado é marcado por uma comemoração cheia de gente e, principalmente, com muito barulho. Por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso levar todas as características do seu mascote em consideração, sejam traços físicos ou de personalidade

Posso levar meu cachorro para o carnaval?

Como dito anteriormente: depende. Dá para incluir os cães no Carnaval de forma segura, desde que algumas medidas sejam tomadas para que o seu amigo não fique desconfortável ou até passe mal durante a folia. Confira algumas dicas:

Escolha blocos ou festas pet friendly

A diversão passa muito pela segurança e conforto do lugar onde você está, ainda mais se pretende levar seu cachorro, então procure por blocos pet friendly. Essas festas são feitas especialmente para se divertir com pets, em locais seguros, livres de extrema agitação ou barulho. Além disso, o ambiente terá outros animais para o seu amigo se enturmar e brincar bastante. 

Vacinação e vermifugação em dia

Como a interação entre pessoas, animais e ambientes desconhecidos são intensos nesse período, é crucial que o calendário de vacinação e vermifugação do cachorro estejam em dia, assim como o controle contra pulgas e carrapatos.

Guia e coleira: acessórios essenciais

Se existem acessórios que não podem faltar no carnaval para o seu pet, são a coleira e a guia, com plaquinha de identificação contendo o nome e o telefone de contato dos tutores. 

Fique atento ao comportamento do seu cachorro

Como é o comportamento do seu cachorro? Tem costume de sair de casa e passear por lugares com bastante pessoas? Esses são alguns pontos para se levar em consideração antes de sair com seu animal de estimação para um bloco de Carnaval.

Caso essa avaliação tenha sido positiva, ainda é necessário prestar atenção aos sinais que o seu amigo irá apresentar quando chegar no local. Alguns comportamentos para se atentar são

- Publicidade -
  • Midríase (dilatação da pupila);
  • Latir demais;
  • Orelhas caídas;
  • Postura curvada;
  • A cauda pende para baixo ou fica entre as patas traseiras.

Esses são os sinais de que seu animal está assustado ou com pico de estresse. Portanto, caso aconteça, tire o pet daquele ambiente o quanto antes. Em outro cenário, se o bichinho está interagindo com os foliões, isso significa que está se divertindo.

LEIA TAMBÉM

Posso levar meu cachorro ou gato para a praia?

O que você precisa saber antes de ter uma cobra em casa

- Publicidade -

Atenção com o calor

Normalmente, na época do Carnaval as temperaturas batem na casa dos 30 ºC no Brasil. Dessa forma, se for passear para carnaval com cachorro, prefira fazê-lo em horários mais frescos, em dias com a temperatura mais amena, ou até em festas que sejam em ambientes fechados e com ventilação. 

Uma exposição direta ao sol é prejudicial ao pet. Um exemplo é realizar caminhadas com o chão quente, isso pode causar contusões nos coxins (almofadinhas que ficam nas patas dos cães).

Além disso, o protetor solar é indispensável para proteger seu amigo durante a folia.

Sombra e água fresca são essenciais

Como dito anteriormente, as festas de Carnaval são marcadas pelo calor intenso. Por isso, levar água fresca para o cãozinho é fundamental para deixá-lo hidratado. 

Mesmo que ele não pareça com sede, ofereça e incentive-o a beber para evitar que ele fique enjoado e sinta mal com a temperatura elevada.

Cuidado para o cachorro não comer nada e por onde ele passa

Durante a festança, é normal encontrar pelo chão confetes, serpentinas, purpurina, como também,  bebidas alcoólicas, restos de comidas e objetos. Dessa forma, é necessário ter atenção redobrada para o bichinho não ingerir algo nem passar por cima durante o trajeto do bloco. 

Essa ação vai proteger seu amigo de ter alguma intoxicação, alergia ou cortes

Não exagere no tempo de folia

Quando notar que o seu pet está cansado, desconfortável ou com medo, é sinal de que é hora de voltar para casa. Os bichinhos, algumas vezes, não aguentam tantas horas de folia como os humanos, por isso, devemos respeitar e zelar pelo bem-estar deles

Por último, vale lembrar que estamos falando de Carnaval pet para cães, já que para os gatos, a melhor opção é ficar em casa. Por isso, uma boa ideia é providenciar alguns petiscos e assistir os desfiles junto do bichano no sofá. Pode ter certeza que ele vai curtir muito mais o feriado se for assim, na calmaria da casa

Com supervisão de Marcos Andrade

LEIA MAIS

Como criar um animal silvestre? Veja regras

Compartilhe:

editor
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress