11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Pets

Veja 12 frutas que você pode oferecer ao seu pet

Algumas frutas são excelentes para dar aos nossos cachorros! Elas trazem benefícios à saúde e podem ser encontradas facilmente durante todo o ano

 

Algumas frutas são excelentes para dar aos nossos cachorros! Elas trazem benefícios à saúde e podem ser encontradas facilmente durante todo o ano. Muitas pessoas ficam surpresas ao saberem que os cães podem comer com segurança uma grande variedade delas. Mas antes de inciar, é preciso ter atenção e saber quais podem. Por exemplo, uvas e passas, são tóxicas para os cães, já outras, como maçãs e bananas, fazem bem e são grandes fontes de minerais e vitaminas.

A médica-veterinária e especialista em nutrição da Faculdade Qualittas, Manuela Fischer, destaca as principais frutas para o pet e os benefícios que elas oferecem.

“Na verdade, muitos alimentos comerciais para cães contêm pequenas quantidades de frutas como uma fonte de açúcar natural e nutrientes adicionais. Naturalmente, é importante ter moderação ao alimentar os cães com frutas, já que elas são relativamente ricas em açúcar”, afirmou Manuela.
 
Cuidado com excesso 

O excesso de frutas pode levar ao aumento de peso e a problemas digestivos. “Entretanto, administrada com moderação, a fruta pode ser uma opção saudável e deliciosa para seu amigo peludo”, pontua a médica-veterinária. 

Como dar frutas para cães?  

Primeiramente, você deve higienizar as frutas para remover sujeira e resíduos químicos. “Nem todos os cães observam a textura das frutas, por isso, você pode servi-las em pequenos pedaços e, se tiver caroços, sementes, vestígios de pele, devem ser retirados pois elas podem causar obstrução do trato intestinal”, diz a especialista.

Segundo Manuela, os cães podem desenvolver problemas como constipação, diarreia, pancreatite, má absorção no intestino delgado, a alteração no apetite é um dos sintomas mais explícitos, por isso, quando você for oferecer frutas ao seu cão, veja se a fruta está em bom estado e devidamente higienizada.

- Publicidade -

Para garantir que a fruta que você está oferecendo ao seu cão seja saudável, é importante lavar bem para remover sujeira e resíduos químicos, como agrotóxicos.

“A fruta deve ser oferecida de maneira gradual, para que não haja distúrbio digestivo, em caso de dúvidas, não deixe de pedir informações ao seu médico-veterinário”, completa. 

TOP 12 Melhores frutas para pet!
 
Existem diversas opções de frutas para pets que podemos oferecer ao nosso cão, mas quais frutas fazem bem para os cães? Manuela destaca as principais frutas que podem ser oferecidas aos pets: 

1º Morangos
Os morangos possuem uma boa quantidade de água, fibras, além de excelente quantidade de vitamina C e manganês. Os morangos também contêm ácido fólico, que é importante para a saúde do trato gastrointestinal dos cães. 

2º Mirtilos e outras bagas
As pequenas e deliciosas bagas são necessárias para o calor, esta é uma fruta que possui pouco açúcar e um baixo valor calórico, além dos mirtilos você também pode oferecer aos cães frutas como: Framboesas, amoras e arandos.

- Publicidade -

É importante ficar atento, pois nem todas as bagas que possuem caroço são seguras para os cachorros. Se tiver dúvidas sobre o que dar para o seu pet, peça ajuda de uma nutricionista de animais, este profissional geralmente é um veterinário especialista em nutrição animal. 

3º Pêssego
A fruta é uma ótima fonte de vitamina A (benéfica para os olhos, pele e sistema imunológico dos cães), C e potássio. Os pêssegos também contêm niacina, que ajuda a manter a pele e o sistema nervoso saudáveis.

Fique atento ao caroço pois contém cianeto que é tóxico para os cães, desta forma, é importante cortar em pequenos pedacinhos.  

4º Manga
A fruta é uma ótima fonte de vitamina C, betacaroteno e potássio. As frutas cítricas não são recomendadas para os cães, mas a manga é uma boa opção porque é menos ácida.

Apresenta ótimas propriedades antioxidantes, portanto, corte a manga em pequenas fatias e evite exageros.  

5º Maçãs
A fruta é uma ótima fonte de vitamina A e C, e também fornece fibras dietéticas. As maçãs podem ajudar a manter os dentes dos cães limpos e saudáveis.

As maçãs também ajudam a manter o trato intestinal dos cães saudável, uma vez que fornecem fibras dietéticas.  

6º Banana
A fruta é uma ótima fonte de vitamina B, potássio e fibras dietéticas. As bananas também são baixas em sódio, o que as torna uma fruta ideal para cães com problemas cardíacos. Um ponto que merece destaque para a banana é o teor calórico, que é alto. Portanto, essa fruta deve ser fornecida em quantidades bem pequenas.  

7º Laranja
A fruta é uma ótima fonte de vitamina C, betacaroteno e fibras.

A laranja ajuda na digestão e no trânsito intestinal, além de ser ótima para a imunidade.  

8º Abacate
A fruta é uma ótima fonte de vitamina B, E e potássio. O abacate também contém ácido fólico, que auxilia na digestão e garante a saúde intestinal dos pets. Forneça apenas a polpa.  

9º Mamão
A fruta é uma ótima fonte de vitamina C, cálcio, potássio e betacaroteno. O mamão também contém enzimas e fibras que ajudam na digestão dos cães, especialmente para aqueles com problemas intestinais.  

10º Melancia
A fruta é uma ótima fonte de vitamina A, C e potássio. A melancia também contém água em sua composição, o que a torna uma fruta ideal para cães com problemas renais.  

11º Caju
Esta é uma das melhores frutas para pets pois é rica em vitamina C, fibras dietéticas e ácido fólico. O caju também é uma fruta baixa em sódio e possui a vitamina K, que é importante para a coagulação do sangue, o que o torna ideal para cães com problemas cardíacos.  

12º Caqui
O fruto é uma ótima fonte de vitamina A e C, além de fornecer fibras dietéticas. O caqui também contém carotenóides, que ajudam a manter a saúde dos olhos. “As frutas são uma ótima opção para oferecer aos cães, mas é importante lembrar que elas devem ser oferecidas de maneira gradual e em pequenas quantidades, para que não haja distúrbio digestivo”, diz a médica-veterinária. Tenha cuidado com cascas, sementes e bagaços que podem machucar ou causar transtornos à saúde do seu animal, alerta a nutricionista.

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress