Aqueles que costumam ter dificuldades para emagrecer podem contar com um novo método. Com o passar dos anos, o metabolismo vai ficando cada vez mais lento, e até quem tinha respostas rápidas para regime começam a passar por alguns desafios nesse processo. Helen Sacconi conversou com a fisioterapeuta e acupunturista Graziella Sartori Dutra, que ensinou como a prática da acupuntura pode ajudar no emagrecimento.
Um estudo científico sul-coreano mostra que a acupuntura é considerada eficaz para perda de peso em apenas oito semanas. Pesquisadores da Universidade Kyung Hee em Seul, Coreia do Sul, testaram esse método tradicional chinês em 91 adultos com sobrepeso, que foram submetidos à mesma dieta. Os resultados mostraram que a acupuntura pode ajudar a perder peso naturalmente.
A especialista explica que, para a medicina chinesa, a dificuldade em emagrecer vem da deficiência da energia do meridiano do baço-pâncreas. Ele é responsável pela digestão dos alimentos, por retirar a umidade do organismo e por absorver os nutrientes dos alimentos.
LEIA TAMBÉM
Por que fios de sustentação facial são ultrapassados?
Quais são os distúrbios de saúde mental mais comuns?
“Quando a umidade é acumulada no organismo, ela pode ser transformada em gordura localizada, em secreções, cistos e até tumores”, afirmou Graziella. Mas a causa da deficiência do baço-pâncreas pode ter vários fatores.
Confira pontos que podem ser estimulados na acupuntura para emagrecer:
– ponto BP3: é o ponto meridiano do baço-pâncreas, localizado no pé. Quando ele é estimulado, diminui a vontade de comer doce, além de fortalecer a energia do baço e melhorar a concentração e a memória;
– ponto E44: também localizado no pé, quando estimulado, ele diminui a vontade de comer por ansiedade;
– ponto da fome e metabolismo: eles são dois pontos auriculares, que também podem ser estimulados para ajudar no emagrecimento.
O estímulo nesses pontos pode ocorrer através de pressão, de 1 a 3 minutos, em ambos os lados, todos os dias. Também pode ser colocada uma pastilha de silício, que vai fazer ação sobre o ponto por cinco dias. Depois, ela precisa ser retirada por 2 dias, podendo ser recolocada nos pontos até atingir o objetivo desejado.
Nos pontos auriculares ainda podem ser usadas as sementes de mostarda, estimuladas 3 vezes ao dia, com duração de 7 a 10 dias, trocando as orelhas para fazer os estímulos. Mas, a especialista ressalta que um tratamento com acupunturista vai ser mais complexo e tratar a causa da queda da energia do baço-pâncreas.
LEIA MAIS
Tatá Werneck, Cauã Reymond e Ronaldinho são convocados pela CPI das Fraudes em Criptomoedas