Se no meio da noite você anda experimentando insônia, calor, sede, vontade de ir ao banheiro e fica olhando a hora passar sem conseguir voltar a dormir, pode estar passando pela relação dos hormônios instáveis. A falta de sono é um problema do climatério, mas você sabia que os cheirinhos da aromaterapia podem te ajudar? Os óleos essenciais são extratos de plantas medicinais que possuem componentes químicos terapêuticos, como, por exemplo, a lavanda, que aumenta os níveis de melatonina.
A jornalista Helen Sacconi foi bater um papo com a especialista em aromaterapia Daiana Petry, que nos dá algumas dicas de como melhorar a qualidade do sono, não só na menopausa, mas para todas as idades. Confira;
Como a aromaterapia pode ajudar no sono?
- O uso do óleo essencial de gálbano pode auxiliar na insônia proveniente de inquietação, agitação mental e excesso de pensamento;
- Já para as mães puérperas, a combinação de olíbano com óleo essencial de bergamota pode contribuir no gerenciamento do estresse das noites mal dormidas;
- Enquanto o óleo essencial de lemongrass associado à laranja doce, ajuda na regulação do sono das crianças.
A especialista ainda pontua que é necessário utilizar os óleos através de inalação e também sugere o uso de aromatizadores de ambiente.
LEIA TAMBÉM
Cloro pode ser misturado com outros produtos para limpeza?
O que comer quando está com gastroenterite?
Como aumentar a umidade do ar em casa?
Para aumentar a umidade do ar, o uso de umidificadores de ambientes é uma das opções. Porém, caso você não tenha um desses aparelhos em casa, pode recorrer às seguintes opções:
- Usar uma toalha molhada em algum lugar do quarto, como cabeceira ou nos pés da cama.
- Colocar um balde de água fervente no quarto; o vapor ajuda a diminuir o ar seco e melhora a respiração. Ele deve ser colocado na cabeceira da cama.
- Ter plantas em casa; elas são ótimas para umidificar e filtrar o ar. Mas lembre-se de regar a planta na periodicidade indicada.
- Outra dica é manter o ambiente limpo para a redução do pó; passar panos regularmente pode ajudar nesse processo.
- Lavar as narinas com soro fisiológico e, se necessário, realizar inalação.