Com a aproximação da menopausa, as mulheres sofrem muito com os fogachos e, neste cenário de altas temperaturas, só piora a situação. A fase pré-menopausa, chamada de climatério, é caracterizada por essa sensação de calor que a mulher sente quando está prestes a entrar na menopausa.
A principal característica da menopausa é a parada das menstruações. Ao falar dos sintomas da menopausa, algumas pessoas podem encará-la como um problema de saúde. Apesar de poder apresentar dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida da mulher, devendo ser encarado como um processo natural, e não como uma doença.
Diante do calor naturalmente provocado nessa fase, somado às altas temperaturas que têm feito no dia a dia, as mulheres são castigadas com a sensação de calor extremo. A jornalista Helen Sacconi conversou com a ginecologista Marianna Mellone, que deu dicas de como amenizar essas sensações. Confira:
A reposição hormonal e medicamentos fitoterápicos podem ajudar a atravessar esses momentos. Não há escapatória, todas as mulheres terão que passar por esse processo. Portanto, tente usar roupas leves, beber bastante água e procurar ficar em locais mais frescos.
LEIA TAMBÉM
Veja como diferenciar as viroses respiratórias infantis
Como um transplante de coração pode dar errado?
O QUE CAUSA A MENOPAUSA
Todos os óvulos que a mulher produzirá ao longo da vida têm sua origem em células germinativas (ou folículos) dos ovários já presentes no momento em que nasce uma menina. Essa reserva é usada desde a primeira menstruação (menarca) até a última (menopausa). Nenhuma mulher é capaz de formar novos folículos para repor os que se foram. Quando morrem os últimos deles, os ovários entram em falência e as concentrações dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona caem irreversivelmente.
Entre outras causas possíveis da menopausa, estão as cirurgias ginecológicas que incluem a retirada dos ovários.
LEIA MAIS