19 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Como é feito o transplante de rim?

Procedimento começa com a busca por um doador compatível e possui um tempo de recuperação de 6 a 8 semanas

Procedimento começa com a busca por um doador compatível e possui um tempo de recuperação de 6 a 8 semanas. (Foto: Freepik)

O transplante renal é uma das cirurgias mais realizadas do Brasil, além de ser a alternativa mais adotada pelos médicos em casos de doenças em estágios avançados ou irreversíveis. Substituindo o rim doente por um saudável, o procedimento tem a intenção de manter o equilíbrio de água e minerais no corpo, além de melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como é feito o transplante de rim?

A cirurgia precisa ser indicada pelo médico. Após isso, o paciente passa por exames de sangue e outros procedimentos para conseguir encontrar um doador compatível.

LEIA TAMBÉM

Qual a chance de um transplante de rim dar certo?

Quais os riscos de um transplante de rim?

No dia da cirurgia, primeiro é realizada a preparação cirúrgica, na qual é aplicada a anestesia geral. Então, o novo rim é implantado no paciente e, após isso, é feita a sutura e o monitoramento, para garantir a função do novo órgão.

Após isso, o paciente continua em acompanhamento até a recuperação completa.

Quanto tempo leva para se recuperar de um transplante de rim?

O paciente normalmente leva cerca de 6 a 8 semanas para se recuperar e voltar às atividades normais.

- Publicidade -

LEIA MAIS

O que é rim policístico?

Compartilhe:
Avatar
Estagiária no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Produção Audiovisual pela ESAMC. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress