19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Como educar filhos com autonomia para vida?

Psicóloga Adriana Bastos dá dicas para que seus filhos se tornem adultos felizes e confiantes

(Foto: Anna Shvets/Pexels)

*Por Adriana Bastos

A maioria dos pais se preocupa com a felicidade e bem estar dos filhos. Os diferentes pais mostram-se parecidos em relação ao que desejam para vida deles: querem que os filhos sejam pessoas do bem, confiantes, amadas, responsáveis, tenham autonomia, habilidades relacionais e sejam felizes no trabalho e no amor.

Educar filhos para a vida é tarefa árdua. E cada família, ao seu modo, desenvolve sua melhor estratégia educativa. Esse é um trabalho que vale a pena investir tempo, amor, energia e conhecimento, então, vou dar algumas sugestões de como ajudar os filhos a desenvolverem autonomia e bons valores.

LEIA TAMBÉM

Febre Oropuche deixa o Amazonas em alerta

Vacina contra a dengue: veja quem pode tomar

- Publicidade -

A primeira sugestão é aprender para educar. Ler, pesquisar, estudar, buscar conhecimento e orientação para oferecer uma educação mais assertiva. E essa é uma questão importante porque a maioria das pessoas acredita que sabe muito para educar e acha que não precisa aprender mais nada, já que todos são filhos ou pais, liga-se o piloto automático. E isso também acontece porque o que não falta é gente para dar palpite na educação a começar pela própria família.

Mas cuidado, os filhos são singulares e precisam de cuidados diferenciados, por isso sempre recomendo que os pais reflitam e atualizem seu repertório comportamental com um bom conhecimento científico e estudo atuais. Com informações úteis podemos fazer boas orientações para ajudar os filhos a escolherem os próprios caminhos.

As crianças aprendem por imitação. E nós somos seus maiores exemplos e precisamos estar atentos ao nosso comportamento. Dessa forma, autoconhecimento é fundamental.

Lembrar da nossa história, da nossa infância e de como fomos criados é importante para ter mais clareza da direção que estamos seguindo, e se estamos fazendo o nosso melhor ou não, se estamos conscientes das nossas escolhas ou estamos simplesmente, seguindo o fluxo e deixando a vida nos levar?

- Publicidade -

O caminho do autoconhecimento é uma decisão que oferece compreensão e luz para vida dos pais e mais clareza e amor para o processo educativo dos filhos. Nessa jornada de amadurecimento da vida, todos aprendem, se transformam, e crescem como pessoas humanas. Essa é a beleza da educação consciente.

Se o nosso desejo é formar filhos fortes, felizes, confiantes, com autonomia e que sabem fazer boas escolhas para vida deles, é bom investir tempo e paciência no dia a dia das crianças, porque um dos melhores fatores de proteção para um desenvolvimento emocional saudável dos filhos é o envolvimento dos pais na vida das criança.

A participação ativa nas atividades dos pequenos significa atenção e carinho. E essa dedicação especial e amorosa faz diferença no presente dos filhos e na construção do vínculo eterno de amor.

Quem é Adriana Bastos?

Adriana Bastos é psicóloga com foco na psicoterapia analítica funcional e especialista em Psicomotricidade Relacional. Mãe de dois filhos, é autora do livro “A arte de ensinar e aprender (clique aqui para ler o ebook)

LEIA MAIS

Vira-lata caramelo pode virar patrimônio cultural brasileiro

- Publicidade -
plugins premium WordPress