Identificar o narcisismo em uma pessoa nem sempre é fácil, principalmente em pais, mas é importante reconhecer algumas atitudes que se caracterizam como Transtorno de Personalidade Narcisista. Segundo a psicóloga Adriana Bastos, pais narcisistas enxergam os filhos como extensão de si mesmos e podem tentar se realizar através da vida dos filhos.
“O egocentrismo do narcisista faz com que ele seja abusivo usando chantagens emocionais para manipular e convencer os filhos a servirem suas vontades. A mãe ou pai narcisista costumam abusar de sua autoridade afetiva para controlar a vida dos filhos e podem desenvolver relações superficiais e com pouco diálogo. São pessoas que têm muita dificuldade de lidar com os próprios limites pessoais e são muito sensíveis a críticas e com isso podem ter o sentimento de vergonha exacerbado. O distúrbio narcisista pode ter um componente hereditário ou ter sua origem na infância com a combinação de excesso de elogios e cobranças”.
O QUE É UMA PESSOA NARCISISTA?
O Transtorno de Personalidade Narcisista é um distúrbio catalogado no DSM-V (Manual Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais) caracterizado por uma autopercepção equivocada e disfuncional com traço marcante de grandiosidade e autoimportância, pouca ou nenhuma empatia com o outro, e enorme necessidade de admiração. A pessoa com essa identidade tende a se sentir superior, tentando diminuir o outro através de comportamentos arrogantes, ou pode se fazer de vítima para se tornar o centro das atenções, e dessa forma ter os seus desejos atendidos.
LEIA TAMBÉM
Quanto Larissa Manoela deixou para os pais?
Conheça outros famosos que tem relação tóxica com os pais
CASO LARISSA MANOELA
Neste último domingo (13), uma entrevista da atriz Larissa Manoela para o “Fantástico” (EPTV/TV Globo) chamou a atenção de internautas e psicólogos, pela atitude dos pais da artista. Durante a entrevista, Larissa disse que foi enganada pelos pais sobre a porcentagem que tinha em uma de suas empresas da qual os três eram sócios. Larissa Manoela revelou que era dona de apenas 2% dos negócios e seus pais 98%.
Segundo Adriana, ter um pai ou uma mãe narcisista pode trazer consequências negativas para o desenvolvimento das crianças e jovens como baixa autoestima, carência afetiva, dependência, dificuldades de relacionamento e ansiedade. “Para minimizar os danos psicológicos e prejuízos emocionais, o primeiro passo é o entendimento sobre o que é o transtorno narcisista com muita leitura e conhecimento mais aprofundado sobre o tema para assim ampliar a clareza de consciência. E buscar apoio psicoterapêutico para aprender a lidar melhor com os pais narcisistas é uma boa estratégia de enfrentamento que pode trazer ganhos para uma convivência mais equilibrada e para romper o ciclo de padrões destrutivos”.
LEIA MAIS