De acordo com o Ministério da Saúde, a principal forma de prevenir a hepatite A é através da vacinação. Aplicada com injeção, a imunização é feita em dose única aos 15 meses de idade, combatendo todas as formas de manifestação do vírus VHA.
Com grande relação com alimentos e água insalubre, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal, a hepatite A é transmitida de forma fecal-oral, ou seja, pelo contato de fezes com a boca.
Outras formas de transmissão incluem ainda o contato pessoal próximo (intradomiciliares, pessoas em situação de rua ou entre crianças em creches) e sexual, principalmente em homens que fazem sexo com homens.
LEIA TAMBÉM
Mudança nos rótulos: entenda nova fase Lupa da Anvisa
Como lidar com as birras dos filhos?
A doença afeta o fígado e pode levar os pacientes a apresentar sintomas como febre, cansaço, dor muscular, falta de apetite, mal-estar, náuseas e vômitos.
O Ministério da Saúde recomenda que todas as crianças com idades inferiores a cinco sejam vacinadas de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Isso porque vacinar os pequenos com as doses recomendadas é de extrema importância para evitar o adoecimento, complicações ou até mesmo óbitos.
Vale lembrar que todas as vacinas são seguras e recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
LEIA MAIS