19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Hiperplasia na próstata: o que é a doença do rei Charles?

Condição afeta especialmente homens com mais de 50 anos

O rei Charles III, do Reino Unido, foi internado na The London Clinic, no centro de Londres, para realizar uma cirurgia na próstata nesta sexta-feira (26). Aos 75 anos, o monarca passará por um “procedimento corretivo” para uma próstata aumentada. Mas você sabe o que é essa condição que afeta o rei?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a doença se chama hiperplasia benigna da próstata e afeta 30 milhões de homens em todo o mundo. 

O que é a hiperplasia na próstata?

Como o próprio já sugere, a doença se dá pelo aumento da próstata, mais propriamente do seu tecido interno.

A glândula da próstata aumenta conforme o homem envelhece. A condição causa o estreitamento da uretra, por isso, os homens podem ter dificuldade em urinar e ter a sensação de que precisam urinar mais vezes e com mais urgência.

Quais são as causas da doença?

De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), a causa exata da hiperplasia na próstata não é conhecida, mas existem relações com as mudanças hormonais que o organismo do homem sofre ao ficar mais velho

A condição é incomum em homens abaixo de 40 anos, mas aparece com frequência cada vez maior conforme a idade avança. Dados da associação apontam que a doença afeta mais 50% dos homens acima de 50 anos, chegando a 80% da população com mais de 90 anos.

Quais os sintomas?

  • Redução da pressão ou interrupções do jato urinário;
  • Dificuldade de iniciar a micção;
  • Aumento do número de micções noturnas;
  • Dificuldade de esvaziar totalmente a bexiga;
  • Incontinência urinária.

A qualquer sinal, os homens devem procurar um médico urologista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Foliculite tem cura?

Analgésicos curam dores emocionais?

Qual o tratamento?

Felizmente, há vários tipos de tratamento para a doença e o médico irá escolher um de acordo com a gravidade dos sintomas. 

- Publicidade -

No tratamento clínico, uso de medicações adequadas podem melhorar os incômodos da doença. Já nos casos em que o paciente entra em retenção urinária (não consegue urinar), é recomendado uma sondagem para drenar a urina.

Se o tratamento clínico não for eficaz, pode ser necessário realizar uma cirurgia para hiperplasia benigna da próstata, como aconteceu com o rei Charles.

Há relação com o câncer de próstata?

O homem que sofre de hiperplasia de próstata não tem predisposição a desenvolver câncer de próstata. Por outro lado, é possível ter a hiperplasia e câncer de próstata ao mesmo tempo.

Além disso, a hiperplasia pode evoluir para quadros mais graves, se não for tratada. Entre as complicações mais comuns, estão a infecção urinária, a formação de pedras na bexiga e pode levar à insuficiência renal.

LEIA MAIS

Vacina contra a dengue: veja quem pode tomar

- Publicidade -
plugins premium WordPress