15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

O que é o vírus Nipah, que fechou escolas na Índia?

Duas pessoas já morreram nos últimos dias vítimas do vírus, outras três testaram positivo e mais de 700 pessoas estão em observação

 

 

O vírus Nipah, que foi identificado primeiramente em 1999 na Malásia, leva ao aparecimento de sintomas semelhantes aos de uma gripe. Na Índia, diversas escolas e escritórios no estado de Kerala, no Sul, foram fechadas, depois que duas pessoas morreram infectadas pelo vírus. O Nipah, transmitido por morcegos e porcos, causa uma febre mortal. No país, mais de 700 pessoas, incluindo 153 profissionais de saúde que entraram em contato com pessoas infectadas, estão sob observação, disseram autoridades de saúde.

Inicialmente transmitido por animais como morcegos frugívoros ou porcos, o Nipah também é transmitido de pessoa para pessoa, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. O vírus não tem vacina e tem uma taxa de letalidade que varia de 40 a 75%, revelou ainda o órgão.

SINTOMAS DO NIPAH

A infecção pelo vírus Nipah pode ser assintomática ou levar ao aparecimento de sintomas leves, que surgem de 10 a 21 dias depois do contato.

Os principais sintomas são:

Dor muscular;

- Publicidade -

Encefalite, que é a inflamação do cérebro;

Desorientação;

Náuseas;

Febre;

- Publicidade -

Dor de cabeça;

Diminuição das funções mentais, que pode evoluir para o coma em 24 a 48 horas.

Por conta de sua rápida evolução, o vírus pode ter complicações mortais em poucos dias. O paciente pode ter convulsões, transtornos da personalidade e insuficiência respiratória.

LEIA TAMBÉM

Transtornos mentais estão sendo identificados mais cedo em jovens dos anos 2000

Saiba como amenizar o aspecto da papada


COMO EVITAR O VÍRUS NIPAH

Ainda não existe tratamento específico para a infecção, mas algumas medidas podem ser tomadas para evitar o contágio, como:

Evitar o contato com animais potencialmente infectados, principalmente morcegos e porcos;

Evitar o consumo de animais possivelmente infectados, principalmente quando não estão devidamente cozidos;

Evitar o contato com fluidos e excrementos de animais e/ou pessoas infectadas pelo vírus Nipah;

Higienização das mãos após entrar em contato com animais;

Uso de máscaras e/ou luvas quando em contato com uma pessoa infectada pelo vírus Nipah

Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress