19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Saúde

Vacina da dengue no SUS? Veja quem pode tomar

Farmacêutica Takeda afirmou que dará prioridade na vacinação da dengue pelo SUS a partir da próxima semana; confira o comunicado

Vacina contra a dengue já é uma realidade no SUS
Vacina contra a dengue já é uma realidade no SUS (Foto: Reprodução/ Pexels)

Você sabe quem já pode tomar a vacina contra a dengue no SUS (Sistema Único de Saúde)? Nesta segunda-feira (5), a farmacêutica Takeda, que produz a vacina contra a dengue (Qdenga), informou que dará prioridade no fornecimento dos imunizantes aos pedidos do Ministério da Saúde no sistema público (confira o comunicado completo abaixo).

A medida foi tomada, segundo a empresa, diante do cenário de inclusão da Qdenga no SUS e o agravamento da epidemia de dengue em diversas regiões do país. Confira os detalhes:

LEIA TAMBÉM
PMMA: saiba o que é o procedimento que fez influenciadora perder lábio
É possível fazer rinoplastia gratuita pelo SUS?

Quem pode tomar a vacina da dengue?

De acordo com o Ministério da Saúde, serão imunizadas, pelo SUS, com a vacina da dengue, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Dessa forma, essa é a faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás dos idosos.

O Ministério ainda informou que as doses começarão a ser distribuídas na próxima semana. Segundo as informações oficiais, 521 municípios foram selecionados para iniciar a vacinação no SUS (clique aqui para conferir a lista completa). Dessa maneira, essas cidades compõem um total de 37 regiões consideradas endêmicas para a doença.

De acordo com a farmacêutica Takeda, há uma previsão de entrega de 6,6 milhões de doses até o fim de 2024. Além disso, espera-se que 9 milhões de doses sejam disponibilizadas até 2025 no Brasil.

Comunicado completo da farmacêutica

“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025. Em paralelo, estamos buscando todas as soluções possíveis para aumentar o número de doses disponíveis no país, e não mediremos esforços para isso”.

LEIA MAIS
Ataque de escorpião em SP? Saiba como se proteger

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress