15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

15 dicas valiosas para lidar com dinheiro em tempos de crise

Crise é uma palavra conhecida dos brasileiros, mas mesmo assim, muitos não dão importância para a preparação para as crises. Não seja mais um desses.

 

1. Reserva financeira é uma ferramenta poderosa nos momentos de crise. Deve ser construída em tempos de tranquilidade, para ser usada em tempos de “tempestade”. Quem tem, ótimo! Quem não tem, avalie a possibilidade de vender algum bem material para gerar essa liquidez financeira. Liquidez é importante em tempos de crise: ter o dinheiro na mão.

2. Anote sempre os seus gastos (orçamento familiar) para analisar onde há espaço para cortes e ajustes. Isso precisa se tornar um hábito. Pode ser no caderninho, planilha ou aplicativo. Descrever, categorizar, indicar o valor do gasto, e a data. Ter um orçamento é ter um mapa da sua vida financeira nas mãos. É saber para onde está indo o seu dinheiro. 

 

 

LEIA MAIS 

- Publicidade -

Após rombo, Americanas cancela patrocínio master do BBB

Mega-Sena vai sortear R$ 42 milhões na próxima quarta-feira

 

3. Planeje o lazer estabelecendo limites para os gastos. É possível se divertir gastando pouco, usando a criatividade e experimentando paz e prazer. Experiências naturais normalmente custam pouco. Busque e estude mais sobre como ter um estilo de vida mais simples.

- Publicidade -

4. Cuidado com as dívidas. O empréstimo em si não é algo bom ou ruim. É uma ferramenta, que precisa ser usada com extrema responsabilidade, para se alcançar um resultado específico, e realmente necessário. Considere sempre trocar dívidas caras por dívidas mais baratas (juros menores). E tenha um bom plano para eliminar totalmente as dívidas o mais rápido possível.

5. Pensar no longo prazo é um dos mais importantes exercícios financeiros que podemos fazer. 10 anos vão passar de qualquer jeito, mas se você fizer um bom planejamento, estará mais tranquilo no fim desse período, com ou sem crises pelo caminho.

6. Corte gastos e aumente a renda. Essas são duas ações básicas para melhorar a sua vida financeira. Já falamos sobre cortes. Dedique tempo semanal para montar e evoluir nos planos para aumentar a sua renda. Adquirir novos conhecimentos, principalmente, que traduzam em aumento de renda. Ler livros sobre o assunto, participar de grupos e conversas produtivas sobre geração de renda, aprender sobre vendas, marketing, empreendedorismo, que são conhecimentos poderosos no processo de gerar renda.

7. Se for necessário, baixe o padrão de vida. Vai doer, mas não é o fim do mundo. O maior problema costuma estar nas questões emocionais e na preocupação (desnecessária) com o que os outros irão pensar sobre você. Temos que resgatar um conceito básico e importante: o que realmente importa é o que somos e não o que temos. Cada um de nós é único, é uma obra prima do Criador. Quanto mais internalizamos que o “ser” é mais importante que o “ter”, mais em paz estaremos. E se alguém nos julgar somente pelo o que temos, essa pessoa não é merecedora de estar em nosso círculo de amizades.

Dica de canal no Telegram: toque aqui para receber conteúdos gratuitos e diários sobre finanças pessoais

8. Cuidado com as “oportunidades de investimento” que aparecem nos momentos de crise. Por exemplo, uma pessoa que conhece bem pouco sobre a bolsa de valores, não deveria colocar o seu dinheiro lá. É necessário antes aprender, saber o que está sendo feito com o dinheiro. Antes de multiplicar o dinheiro, é importante proteger o dinheiro que foi conquistado. Essa é a ordem. Primeiro proteção, depois multiplicação. Não estou dizendo para você não investir, mas sim para você saber onde está colocando o seu dinheiro. Afinal, dando certo ou errado, a responsabilidade pelos resultados será 100% sua.

9. Tempo é um dos recursos mais importantes que possuímos, e ele é finito. O que se perde de tempo, jamais recuperamos. Considere sempre reorganizar a sua agenda para utilizar o seu tempo para melhorar a sua qualidade de vida (e aumentar suas fontes de renda).

10. Cuide das suas emoções. Existe uma área de estudos que afeta praticamente tudo o que fazemos. É o gerenciamento das emoções, também chamada de inteligência emocional. Muito do sucesso ou fracasso das pessoas é atribuído ao modo como elas lidam com as diferentes situações que a vida nos impõe. Enquanto um pode desistir diante de uma dificuldade, outro pode enfrentar com força e sair vitorioso. Procure entender ao menos o básico sobre o assunto, para você ter condições de fazer uma autocrítica sobre como você gerencia seus medos, ansiedades, fracassos, bem como vitórias, alegrias e sucesso.

11. Mantenha a família unida. Se você é casado ou tem filhos em idade economicamente produtiva e que moram com você, então é importante que eles estejam alinhados e comprometidos com o bom andamento das finanças da família. Não adianta apenas um membro da família agir de forma responsável com o uso do dinheiro, se os demais continuam usando o dinheiro de forma desordenada e contribuindo para o caos financeiro da família.

12. Priorize. Sei que é complicado falar em manter as contas em dia em tempos de crise e desemprego, mas faça uma lista das contas que envolvem serviços essenciais para você, como energia, água, internet (por conta de trabalho e estudos). Procure pagar e manter esses serviços funcionando. Se tiver outras contas que tenha dificuldades em pagar, como contas em lojas de eletrodomésticos, de roupas e afins, faça contato com a loja, e explique sua situação. Não fique simplesmente sem pagar e sem dar satisfação. Precisamos entender que muito da economia funciona na base da confiança. O próprio dinheiro é um símbolo de valor. É um papel que todos acreditam ter o valor que está escrito lá. Veja que a base disso é a confiança. Portanto, tenha o cuidado de manter a confiança das pessoas em você. Seu nome tem muito valor para ser tratado de forma leviana. Você pode até atrasar pagamentos, mas não deixe de dar satisfação para seus credores. Isso mostra que você é uma pessoa honesta, de honra e que merece a confiança dos demais, ainda que esteja passando por um momento de dificuldade temporária.

13. Desapegue. Considere fazer uma faxina técnica em sua casa, separando itens que você não usa ou que são dispensáveis e que estejam em bom uso ainda. Limpe os objetos e faça boas fotografias deles. E tente vendê-los para levantar uma grana. Utilize grupos no WhatsApp, no Telegram ou mesmo sua conta do Facebook, para mostrar aos amigos os itens usados que está vendendo. Não tenha vergonha de fazer isso. É nobre e sustentável a gente se desfazer de coisas inúteis e ainda fazer dinheiro com isso. Talvez surjam também oportunidades de barganhas, de trocas de objetos. Seja como for, é um bom momento para fazer uma limpeza em sua casa e ainda fazer dinheiro com isso.

14. Ajude o comércio local. Quando for realizar suas compras nestes tempos de crise, pare e pense nos pequenos comerciantes e produtores. É provável que eles estejam em situação complicada também, precisando vender muito mais do que os grandes, que ainda tem fôlego financeiro. Então, procure comprar desses pequenos empresários, para auxiliá-los também. Se os produtos estiverem mais caros, tente negociar com eles, ou até faça um esforço para privilegiar esses pequenos empreendedores que estão à beira da falência. A solidariedade é algo espetacular de ser exercitado em tempos de crise. Ela nos ensina a sermos mais altruístas e a pensarmos no problema do outro também. Juntos somos mais fortes.

Gostou? Copie o link desse texto e compartilhe com seus amigos. E lembre-se: é melhor nos prepararmos em tempos de paz do que sofrermos mais em tempos de luta. 

LEIA TAMBÉM 

Entenda o que é o Auxílio-Reclusão e quem pode recebê-lo

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress