Três Pontas completou este ano 166 anos de emancipação. Desde sua fundação como vila, a partir da construção da igreja matriz, muitos outros patrimônios importantes surgiram. Preocupado em preservar sua história, o município investe na preservação do seu Patrimônio Histórico e Artístico.
Construções centenárias, como igrejas, fazendas e casarões, construções mais novas, mas de relevância local, e até o Festival Canto Aberto e a Orquestra Municipal Oswaldo Tiso integram o acervo. Assim, a memória trespontana fica protegida e se torna um legado para o futuro. E o turista que visita a cidade, não pode deixar de conhecer essa história.
Confira os destaques
Atualmente, o município possui 18 bens tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Municipal. A maior parte deles disponível para visitação e apreciação. Entre os mais importantes, destacam-se a Praça Cônego Vitor, o Parque Municipal Vale do Sol e o Parque da Mina do Padre Vitor. Mas outros locais, todos na região central da cidade também têm seu peso na história.
LEIA TAMBÉM
Conheça parques e praças que são convite para um lindo passeio
Cenário econômico evolui e muda em Três Pontas com destaque para indústria
O imóvel que abriga a atual Secretaria Municipal de Cultura, localizado na Avenida Barão da Boa Esperança, 53, e que também é sede da Casa da Cultura Afredo Benassi, é um exemplo. O local mantém todas as características originais. E ainda abriga inúmeros objetos antigos, como aparelhos de telefone e televisores. No andar térreo, é possível encontrar vários itens do artesanato local, produzidos por membros da Associação Municipal dos Artesãos. A Casa da Cultura também é palco de apresentações de artistas da cidade e já abrigou eventos como o Sarau da Cultura.
Não menos importante, a 500 metros da Casa da Cultura, está o Centro Cultural Milton Nascimento, na Rua Celso Gazola, 51. O espaço, palco de grandes espetáculos artísticos, foi restaurado e reinaugurado em 2020. Foram mantidas todas as suas características arquitetônicas originais. E internamente, houve renovação no saguão principal, banheiros, cadeiras e equipamentos de sonorização. O local pode receber até 300 pessoas.
A Praça Cônego Vitor, que abriga o Santuário Diocesano de Nossa Senhora DAjuda e os restos mortais do Beato Padre Victor, também faz parte dos bens inventariados pelo patrimônio histórico. Localizada na região mais central da cidade, sua origem se mistura com a própria história de fundação do município. Conforme relatos históricos, a área foi doada pelo Capitão Bento Ferreira de Brito por volta do ano de 1794. Bento, descendente de portugueses, como a maior parte dos povoadores da região, também era católico e devoto de Nossa Senhora DAjuda.
O Parque Municipal Vale do Sol foi tombado devido a sua grande importância para população. Uma área verde, preservada, dentro da zona urbana, que permite aos cidadãos praticarem esportes ao ar livre e realizar piqueniques. A área pode abrigar ainda eventos culturais e esportivos. Em 08 de maio de 1948, o então Prefeito Municipal, Azarias de Azevedo, adquiriu para a Prefeitura Municipal de Três Pontas uma área de 36.000 m2. Mais tarde, em 08 de janeiro de 1998, foram adquiridos outros 13.285 m2 pelo prefeito da época, Antônio Carlos Mesquita. Essa área total de quase 50.000 m2 constitui o atual parque.
Outro local importante e que sempre recebeu muitos turistas, principalmente durante a celebração da Festa do Padre Victor, é o Parque da Mina do Padre Victor (ou Parque Multiuso). A área de 29.070 m2 foi tombada em 1998. Desde então, passou por inúmeras melhorias. A área da mina foi remodelada o que melhorou o acesso aos turistas que fazem questão de buscar um pouco da “água milagrosa”. Foi construída ainda uma estátua do Beato Padre Victor no local. Uma quadra, brinquedos infantis, pista de skate e academia ao ar livre foram incluídas como opções de lazer para população. O espaço conta ainda com uma enorme área gramada, rodeada por pista de caminhada. E já foi palco de eventos artísticos e culturais.
Investimento é indispensável
Para o chefe do Setor de Patrimônio Cultural e Três Pontas, Ederson Cesario Malaquias, investir na preservação do patrimônio municipal é indispensável.
“O patrimônio histórico e artístico materializa e torna visível um sentimento da cultura pela memória. E assim, permite a construção das identidades coletivas. Além desse aspecto de construção de identidade, a noção de patrimônio cultural diz respeito à herança coletiva que deve ser transmitida às futuras gerações, de forma a relacionar o passado e o presente, permitindo a visão do futuro, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável”.
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE BENS TOMBADOS PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE TRÊS PONTAS
1 – CASARÃO À R. BARÃO DA BOA ESPERANÇA Nº 53 – CASA DE CULTURA “ALFREDO BENASSI”
2- SEDE DA FAZENDA DO MATO
3 – CENTRO CULTURAL DE TRÊS PONTAS / MILTON NASCIMENTO
4 – CONSERVATÓRIO MUNICIPAL DE MÚSICA HEITOR VILLAS LOBOS – ATUAL CENTRO ADM. UNIS
5 – CASARÃO CEL. RABELO E CAMPOS Nº 67
6 – CAPELA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
7 – PASSINHO REMANESCENTE
8 – PRETÓRIO REMANESCENTE
9 – HERMA DO PADRE VITOR
10 – FOGUETINHO (Rotatória de acesso à Vila Boa Vista)
11 – CORETO MUNICIPAL
12 – ACERVO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DR. CELSO BRANT
13 – PARQUE DA MINA DO PADRE VITOR
14 – PARQUE MUNICIPAL VALE DO SOL
15 – PRAÇA CÔNEGO VITOR
16 – PRAÇA TRAVESSIA
17 – FESTIVAL CANTO ABERTO
18 – ORQUESTRA OSWALDO TISO
*Relação obtida junto ao setor de Patrimônio