Aguarde...

ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Merendeira da creche do São José ganha prêmio Zumbi dos Palmares

Maria José Ferreira Gregório é servidora pública há 35 anos

| ACidadeON/Araraquara

Maria José Ferreira Gregório recebeu o 14º Prêmio Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Araraquara
 
Servidora municipal há 35 anos, a merendeira Maria José Ferreira Gregório recebeu o 14º Prêmio Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Araraquara.

O prêmio integra a programação do Mês da Consciência Negra e é concedido anualmente a pessoas ou entidades que se destacaram na defesa da etnia e cultura negra e no combate ao racismo.

A homenageada, que trabalha desde 2005 no Centro de Educação e Recreação (CER) Carmelita Garcez I, no São José, foi indicada pelos integrantes do Comcedir (Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo).

Em sua fala, o prefeito Edinho lembrou que os primeiros negros vindos ao Brasil foram "comercializados" e que essa ferida "ainda vai sangrar por muitos e muitos anos". Por isso, as políticas públicas de igualdade racial e o combate ao racismo devem sempre ser fortalecidos.  

"O Zumbi dos Palmares é um símbolo da resistência à escravidão. E a Maria José é uma mulher negra, que superou adversidades, educou seus filhos e netos e é muito respeitada. A senhora merece esse prêmio e é um exemplo de lutadora, guerreira. Um símbolo de uma comunidade, de uma escola", declarou o prefeito.

O coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Fernando Costa de Andrade, afirmou que a trajetória de Maria José resume muitas outras semelhantes.

"Cada pessoa como a Maria José é um incentivo e uma forma de a gente se sentir forte no cotidiano e sendo exemplo. Somos responsáveis pelas pessoas que têm mais dificuldade, que talvez não tenham oportunidade de serem lembradas dessa forma. Esse é um papel fundamental e que a senhora cumpriu, fazendo justiça a esse prêmio", declarou Luiz Fernando.

A presidente do Comcedir, Rita de Cássia Ferreira, enalteceu a história de vida da homenageada. "Uma mulher que, como todas as mulheres negras, teve que batalhar para existir nesta sociedade, criar seus filhos e trabalhar", ressaltou.  

Prêmio reconhece personalidades negras de Araraquara
Representando o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB), a vereadora Thainara Faria (PT) parabenizou a homenageada. "É um símbolo de mulher honrada. A sua presença na escola é muito importante. Obrigado por existir em nossas vidas", disse.

Já Rafael de Angeli (PSDB), que sugeriu o nome de Maria José para o Comcedir (65 entidades de representatividade foram consultadas), declarou que ficou muito feliz por conhecer a merendeira em visita na unidade de ensino infantil. "Fico muito honrado por ter minha escolha atendida. Parabéns pelos 35 anos dedicados ao trabalho do nosso Município e a nossas crianças", resumiu.

Por fim, emocionada, Maria José agradeceu a todos. "Com muita alegria, recebo este prêmio. Eu amo minhas origens, minha cidade e sempre lutarei por dias melhores a todos", afirmou a homenageada.

Ainda estiveram no evento o vereador Paulo Landim (PT); as secretárias Clélia Mara dos Santos (Educação) e Maria José Scárdua (Planejamento e Participação Popular); a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná; além de familiares de Maria José Ferreira Gregório Dirce (irmã), Gisele (filha), Zelimari (nora), Vitor (genro) e Pedro Henrique.