Aguarde...

cotidiano

Mototaxistas têm queda de faturamento nos últimos anos

O motivo dessa queda seria a chegada de aplicativos de transportes

| ACidadeON/Araraquara

Queda no faturamento dos mototaxistas (Foto: Divulgação)
Os profissionais que trabalham com mototáxi estão sentindo os reflexos da tecnologia e dos preços baixos praticados nos setor por aplicativos de transporte e de restaurante. A perda no faturamento chega a 50%.

Desde meados de 2018, quando começou a operar em Araraquara o serviço de transporte por aplicativo, mototaxistas da cidade tem sentido o faturamento cair no final do mês. E o problema não é só o transporte de pessoas, mas o transporte de também de comida, por exemplo.

Há alguns anos, era comum que lanchonetes solicitarem os serviços desses profissionais para entregar pedidos para os clientes. Mas com a chegada de aplicativos de restaurante, que reúnem dezenas de entregadores, a concorrência ficou maior e o custo pela viagem pelas empresas nivelou por baixo.

Jonatas da Costa trabalha no setor há cinco anos e viu o movimento baixar pelo menos 50% nos últimos anos. Para ele, o aumento da demanda, ao invés de beneficiar os setores, prejudicou todo mundo com os baixos custos.

"Caiu muito, devido a entrada do Uber. Antes você até fazia um dinheiro legal, mas é o mínimo do mínimo. Caiu bastante, nem nós ganhamos e nem eles, nós dividimos a pobreza", afirma Jonatas.

Outro que está sentindo na pele o efeito do grande número de profissionais no setor é Reginaldo Martiniano, de 35 anos. Ele opera no setor há 8 anos. Embora com a queda, ele ainda está conseguindo trabalhar, mas com o orçamento apertado.

"O movimento deu uma caída, mas a gente ainda consegue sobreviver. Mas a taxa cobrada em cima das corridas também fica e com o preço da gasolina, difícil de sobreviver. Além disso, aumento muito o número de pontos de mototaxi. Agora temos, no mínimo, cerca de 20 pontos", ressalta.

Foi por volta de 1996 que o serviço de mototaxista surgia no país como como alternativa mais barata ao tradicionais táxis da época. As corridas permitiram um custo menos da metade do valor cobrado pelos taxistas em carros.

Em Araraquara, preço da corrida com um mototáxi varia de R$ 6 a R$ 8, dependendo do destino.



Mais do ACidade ON