Aguarde...

cotidiano

Projeto 'Álcool Sanitizante' distribui mais de 6 mil litros de álcool em gel

Parceria entre Instituto de Química da Unesp e Prefeitura de Araraquara ocorre desde março, fornecendo a substância para o combate contra ao coronavírus

| ACidadeON/Araraquara

Projeto visa distribuir álcool em gel em instituições de saúde
Desde março, com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, o Instituto de Química da Unesp formou um grupo dedicado a produção de formulações de álcool sanitizante que pudessem combater a disseminação do vírus no país. Após contato com o vice prefeito de Araraquara, Damiano Neto e com as secretarias municipais de Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, foi firmado um acordo para distribuição gratuita desse material para as entidades necessitadas. 

Seguindo as novas normativas estipuladas pela Anvisa, uma equipe formada por docentes, técnicos, encarregados da administração, além de alunos de graduação, pós graduação e pesquisadores da Unesp foi conduzida pela Doutora Silvia Santagnelli. O projeto Álcool Sanitizante também contou com a colaboração de Paula Bueno e Silvia Coutinho, ex-alunas da Universidade que buscaram fornecedores para a produção do material, além de organizar a equipe e diversos subgrupos.  

Dulce Helena Siqueira Silva, vice diretora do Instituto de Química comenta que os laboratórios de pesquisa da instituição já foram utilizados para a produção de mais de 6 mil litros de álcool. "Além da formulação do álcool em gel, também foram fabricados o álcool em solução, setenta por cento e até o glicerinado, que também é bastante apropriado para a higienização das mãos", explica.  

O etanol utilizado nos produtos vem sendo fornecido gratuitamente por usinas da região. Empresas produtoras e distribuidoras de embalagens também contribuíram no projeto. "Essa iniciativa do Instituto de Química, pautada em respaldos científicos é de suma importância para validar a importância das universidades públicas no país", comenta Damiano Neto, Vice Prefeito de Araraquara. 

ENTIDADES
Entre as diversas entidades a receberem os produtos, estão as instituições de saúde que apresentaram demanda, como hospitais da cidade e região, UPAs, Santa Casa e a Gota de Leite. Outras demandas específicas ao Instituto de Química ainda disponibilizaram as opções de álcool aos funcionários da cooperativa acácia, responsáveis pela coleta de recicláveis em Araraquara. 

Dulce Helena ainda conta que alguns docentes da FCL, Faculdade de Ciências e Letras da Unesp trabalham junto a projetos assistências nas periferias da cidade, o que possibilitou a distribuição dos produtos em bairros mais afastados do Centro de Araraquara. "Nos dando também a oportunidade de trabalhar a questão da informação com essas pessoas. Podendo explicar a importância e a correta utilização do álcool em gel", diz.  

Entidades presentes em cidades da região como São Carlos, Rincão, Novo Horizonte, Motuca, Pirassununga e o Hospital do Amor de Barretos também tiveram demandas atendidas pelo Instituto de Química da Unesp.

Mais do ACidade ON