Publicidade

cotidiano

Museu do Futebol e Museu Ferroviário atenderão em horário diferenciado

Horário estará em vigor no período de 13 a 21 de janeiro; exposições de longa permanência estão em cartaz

| ACidadeON/Araraquara -


Museu Ferroviário de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)
A Secretaria Municipal da Cultura e Fundart alterou os horários de funcionamento dos Museus do futebol e ferroviário entre os dias 13 e 21 de janeiro. Eles irão atender ao público das 9 às 12h e das 13h30 às 17h. Nos dois espaços, o público pode conferir as exposições de longa duração.

No Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, localizado à entrada da Arena da Fonte, o visitante além de conhecer um pouco sobre o esporte, pode conhecer a história da Ferroviária, o time de Araraquara que é um dos clubes de futebol mais tradicionais do interior do Brasil. Além do destaque do futebol profissional da Ferroviária, o museu conta com diversos materiais alusivos às modalidades esportivas praticadas em Araraquara.

A exposição permanente sobre Bazani - atleta campeão com a Ferroviária nos acessos de 1955 e 1966, no Tricampeonato do Interior (1967, 1968 e 1969) e na Taça dos Invictos (1970) é um dos destaques. Também é possível conferir a exposição sobre o futebol feminino de Araraquara, "Guerreiras Grenás".

Vale destacar que a expografia do museu possui QR Code, um código de barras que pode ser escaneado através de um celular equipado por câmera e, assim, obter vídeos, imagens, textos e demais informações sobre as peças em exposição. 

Museu do Futebol
Museu do Futebol 'guarda' as conquistas da Ferroviária (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)
Já o Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, na antiga Estação Ferroviária localizada na região central de Araraquara, apresenta em suas salas de exposições mostras de diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). São ferramentas das oficinas, objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas), além do material gráfico, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, carteirinhas de ferroviários entre outros.

No saguão superior conta com: Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório. Na Sala dos Ferroviários, com antessala, podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, uniformes de ferroviários, além de uma foto gigante dos operários com mais de 200 pessoas na Oficina da EFA, em 1932, em Araraquara. Nesta sala também há uma TV que circula imagens da EFA e da Cia. Paulista.

O objetivo do Museu Ferroviário é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia. As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia.

A programação é gratuita. O Museu do Futebol e dos Esportes está localizado na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Arena da Fonte; já o Museu Ferroviário fica na Rua Antônio Prado, s/nº, na região central.

SERVIÇO:
Horário de atendimento diferenciado Museu do Futebol e Museu Ferroviário
Período: de 13 a 21 de janeiro de 2022
Horário: 9h às 12 horas e 13h30 às 17 horas
Grátis

Endereços:
- Museu do Futebol e dos Esportes: Rua Mauro Pinheiro, s/nº (na Arena da Fonte)
- Museu Ferroviário fica: Rua Antônio Prado, s/nº - Centro (antiga Estação Ferroviária)


Mais notícias


Publicidade