Aguarde...

cotidiano

Curva de contágio da covid-19 volta a crescer em Araraquara

Nos últimos dias, a média diária de confirmações saltou de 19 para 40; aumento preocupa autoridades de Saúde

| ACidadeON/Araraquara


Vírus está circulando em toda a cidade e o grupo de risco deve ficar em isolamento social (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON)

A curva de contágio de novos casos de coronavírus voltou a subir, após seis semanas de estabilidade, em Araraquara. O crescimento nos últimos seis dias foi de 110%.

Entre os dias 23 e 29 de julho, a média móvel saltou de 19 para 40 casos diários, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, analisados pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Se comparados os últimos 14 dias, o crescimento foi de 60%. Os especialistas consideram estabilidade quando a média móvel fica em torno de 15% em um período de duas semanas.

Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Eliana Honain estes números decorrem da fata de isolamento social, principalmente por parte das pessoas que estão no grupo de risco.

"Isso ascendeu um sinal de alerta em Araraquara. Além disso, a região apresentou essa semana um grande número de óbitos, tanto em Araraquara como na região. As pessoas infelizmente não estão respeitando o isolamento social, estão tendo reuniões, encontros familiares, entendemos que as pessoas estão cansadas, mas ainda é preciso manter o isolamento", diz ela.

Recentemente, Honain disse que acreditava ter atingindo o platô em Araraquara, ou seja, quando a curva mantém estabilidade, sem aumento ou queda de casos. No entanto, as novas confirmações voltaram a subir.

Nos últimos sete dias, por exemplo, além dos novos casos, Araraquara registrou quatro mortes por covid-19, e investiga ainda o óbito de um homem de 69, que estava internado em Ribeirão Preto.

SEM ISOLAMENTO
Se a curva de contágio está em ascensão, por outro lado, o índice de isolamento social está despencando. De acordo com o monitoramento do Governo Paulista, entre os dias 30 de março e 20 de julho, a queda foi de 12 pontos percentuais.

Nesta sexta-feira (31), Araraquara confirmou mais 53 novos casos de covid-19 e soma 1.884 casos desde março.

"O vírus está circulando e as pessoas vão se contaminar. Assim, muitas pessoas ainda ficaram doentes e infelizmente pacientes do grupo de risco podem perder a vida e trabalhamos para evitar o óbito. Por isso, se for preciso vamos endurecer a flexibilização na cidade", diz ela.

Mais do ACidade ON