Aguarde...

cotidiano

Uso de máscara é essencial para evitar proliferação do coronavírus

Médico de Araraquara explica o porque as máscaras ajudam a controlar a pandemia e são essenciais neste momento de alta dos casos de covid-19

| ACidadeON/Araraquara

Médico alerta para a importância do uso de máscara para evitar a proliferação da covid-19 (Foto: Amanda Rocha)
 Antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, era quase impensável ver grande parte da população usando máscaras de proteção na rua. Contudo a situação mudou, principalmente após o governo tornar seu uso obrigatório. Mesmo assim, ainda há dúvidas de parte da população quanto a necessidade e ao benefício do seu uso. 

As dúvidas se intensificam quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dá declarações como a da ultima quinta-feira (10). Ele diz que quer desobrigar o uso de máscara por quem já teve covid-19 ou quem está vacinado. Segundo o presidente, ele pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um "parecer" para desobrigar o uso de máscaras por quem estiver vacinado contra a covid ou por quem já tiver contraído a doença.

Entretanto, o uso de máscara é obrigatório e essencial para conter a disseminação do vírus, segundo o médico pneumologista araraquarense Flavio Arbex. 

 "O uso de máscara é essencial neste momento, principalmente porque estamos vivendo em um país com alto índice de mortes, alta taxa de circulação do vírus e alto número de casos, especificamente Araraquara, estamos vendo aumento número de casos", diz Arbex.

O médico reforça que o aumento da circulação viral e a baixa cobertura vacinal, no Brasil o índice está em torno de 11%, mostra o quanto é essencial o uso da máscara de proteção. "O uso de máscara é necessário até pra quem já teve a doença ou está vacinado. A vacina dá cobertura para casos graves, mas não evita que a pessoa fique doente. Mesmo caso quem já teve e pode ser reinfectado", explica. 

" O uso de máscara é crucial para tentar controlar a pandemia", finaliza Flavio Arbex. 


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON