ACidadeON Araraquara

Araraquara
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Ex-vereador Napeloso se apresenta e está novamente preso

Recentemente a pena do ex-vereador foi reduzida em recurso no Superior Tribunal de Justiça

| ACidadeON/Araraquara

Napeloso na sua prisão em setembro do ano passado (Amanda Rocha/ACidadeON)
Um dos homens mais influentes da política recente de Araraquara, Ronaldo Napeloso, que já foi vereador e secretário municipal, está, de novo, preso. Com mandado de prisão expedido pela Justiça e, até então, considerado um foragido, ele se apresentou ontem e aguarda na Cadeia de Santa Ernestina uma provável transferência ao Centro de Ressocialização Masculino.

A última prisão tinha sido em 21 de setembro do ano passado. Na época, foi detido pela Polícia Militar em uma lanchonete, que é dele, no setor 5 do Jardim Roberto Selmi Dei. O ex-vereador vinha sendo investigado desde dezembro de 2012. A princípio, seria por acumular patrimônio maior que o declarado à Justiça Eleitoral.

A própria Justiça eleitoral, na época, não entendeu como crime e submeteu o caso à Vara Criminal Comum, pois o ex-vereador tinha vendido uma casa no Jardim das Estações e usado o dinheiro para comprar um apartamento para o filho. Essa negociação não ficou clara para a Justiça, que não viu a origem do dinheiro para a aquisição do imóvel. Napeloso negou a fraude.

Recentemente a pena do ex-vereador foi reduzida em recurso no Superior Tribunal de Justiça. O que antes era de cinco anos e dez meses, caiu para três anos e seis meses, mas segue no regime semi-aberto. O advogado de defesa, Ariovaldo Moreira, informou que já impetrou um Habeas Corpus no Supremo requerendo o cumprimento desta pena em regime aberto.