Aguarde...

Economia

Procon de Araraquara alerta para cuidados com compras online

Veja as dicas para fazer as compras em tempos de isolamento social; alguns cuidados são fundamentais

| ACidadeON/Araraquara

Procon alerta para cuidados com compras pela internet (Foto: Reprodução)


Com o comércio fechado por conta da pandemia do coronavírus e a possibilidade de aumento nas vendas online, o Procon de Araraquara reforça a orientação aos consumidores: é preciso ficar atento para a vários detalhes antes de concluir qualquer negócio a distância.

As compras realizadas fora do estabelecimento físico geram uma série de direitos, como o arrependimento, que possibilita ao consumidor ter um prazo de até sete dias para devolver o produto adquirido via internet, mesmo pelo aplicativo WhatsApp.

De acordo com o Coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, o cliente que faz compras online deve ficar atento sobre a credibilidade e a segurança da empresa e do site na hora de fazer a compra. "É importante verificar antes se não existem reclamações contra a empresa, que podem ser observadas no site Reclame Aqui, ou no site do Procon-SP", explica.

Outro detalhe importante é dar prints das telas para garantir o cumprimento da oferta caso os valores mudem no momento do fechamento da compra. Vale também para casos em que o produto não é entregue ou que apresente algum problema.

"Caso o consumidor receba o produto diferente de como imaginou ou se arrependa da compra, ele tem o direito de devolvê-lo no prazo de até 7 dias recebendo de volta os valores pagos", ressalta o Coordenador do Procon Araraquara.

É preciso atenção também na forma de pagamento, como por boleto bancário, que pode ser falso. E o cuidado deve ser redobrado em caso de depósito bancário para confirmar a compra do produto.

Vale destacar que também por conta da pandemia, o Procon Araraquara está atendendo de forma online, pelo telefone  (16) 3301-3131 (das 9h30 às 16h30), ou pelo Whatsapp (16) 99701-0120.

Mais do ACidade ON