Comércio divulga horário especial e causa polêmica

Trabalhadores reclamam de trabalhar na véspera de Natal, que será um domingo

    • ACidadeON/Araraquara
    • Fernanda Manécolo
Da reportagem
Comércio divulga horário especial do Natal (Foto: Amanda Rocha)

 

O comércio de Araraquara começa a funcionar em horário especial a partir do dia 8 de dezembro. O calendário foi divulgado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomércio). Apesar de ter sido acordado entre o sindicato patronal e dos trabalhadores, uma data em especial está causando polêmica: o domingo (24), véspera de Natal, quando as lojas devem abrir até às 15 horas.

“Além de ser véspera de Natal, a data este ano cai em um domingo, não acho justo termos que trabalhar”, diz a funcionária de uma loja de confecções, que preferiu não se identificar.

"Já vamos trabalhar durante toda a semana, ter que trabalhar no domingo é exploração", disse outra.

Acordo
Antônio Deliza Neto, presidente do Sincomércio, diz que o horário especial sempre causa polêmica, mas reforça que o acordo foi feito em assembleia, com aprovação dos representantes dos trabalhadores.

“É importante lembrar que estes trabalhadores receberão para trabalhar e também terão folgas, em janeiro e no Carnaval”, justifica.

Ele lembra ainda que o comércio é fundamentado em servir e por isso, os horários de trabalho, em geral, não agradam aos funcionários. “Mas temos que estar preparados para servir ao público, ainda mais em uma data como o Natal”, diz ele.

Calendário
A partir do dia 8 de dezembro, o comércio funciona até às 22 horas durante os dias de semana. Aos sábados, do dia 9 ao dia 23, as lojas ficam até às 17 horas. Aos domingos fecha, exceto dia 24, que o comércio funcionará até às 15 horas.

Este é o horário para as lojas de rua, porém, shoppings e supermercados também funcionam em horário especial e mais estendido no final do ano.


0 Comentário(s)